Topo

Atlético-MG

Atlético-MG joga pressionado no Ceará, sem 12 jogadores e Sampaoli

Técnico do time de transição do Galo, Leandro Zago será o substituto de Sampaoli - Pedro Souza/Atlético-MG
Técnico do time de transição do Galo, Leandro Zago será o substituto de Sampaoli Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

22/11/2020 04h00

Agora na segunda colocação, após a vitória do Flamengo sobre o Coritiba, mas ainda em constante briga pelo título do Brasileirão, o Atlético-MG entra em campo pressionado mais uma vez e com o clima instável dentro e fora de campo. Neste domingo, o Galo vai ao Castelão visitar o Ceará, que também precisa de uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento.

Os últimos dias na Cidade do Galo foram turbulentos. Apesar da vitória contra o Corinthians no último final de semana, a semana começou com as más notícias sobre funcionários que testaram positivo para o novo coronavírus, dentre eles o técnico Jorge Sampaoli e o zagueiro Gabriel. Na quarta-feira, data da partida contra o Athletico Parananese, o clube confirmou novas baixas. No período da noite, a equipe entrou em campo desfalcada e perdeu para o Furacão por 2 a 0, desperdiçando uma ótima chance de aumentar sua vantagem na liderança.

Não bastasse a derrota no meio de semana, outras duas notícias não caíram bem na Cidade do Galo. A primeira foi de uma comemoração de aniversário do gerente esportivo Gabriel Andreata, que contou com a presença de Sampaoli e outros membros do clube. A notícia não foi bem digerida e gerou incômodo nos bastidores. Fechando a semana, o clube voltou a informar que mais funcionários testaram positivo para o coronavírus. Agora, entre lesionados e afastados, o Galo já terá 12 desfalques no Castelão. Sem contar seu técnico, claro.

Lembranças amargas do Nordeste

Por duas vezes, o Atlético já atuou no nordeste do país neste Brasileirão. Em ambas as oportunidades, o time saiu de campo com aquele tipo de derrota que fez o torcedor se remoer por dias após o revés. A primeira delas aconteceu também no Castelão. Diante do Fortaleza do então técnico Rogério Ceni, o Atlético teve um jogador a mais em todo o segundo tempo, mas teve muita dificuldade para finalizar ao gol, não matou a partida e acabou castigado com a derrota no final do jogo. O outro revés aconteceu diante do Bahia. Depois de sair na frente, o Galo, novamente, não traduziu em gol suas ações ofensivas, e acabou levando a virada (3 a 1).

Para a partida de logo mais, assim como aconteceu no meio de semana, o time será comandado por Leandro Zago, técnico do time de transição. As principais dúvidas para a equipe que começará jogando será no meio-campo, já que Sampaoli perdeu todos os seus volantes de origem, podendo recorrer aos garotos da base, improvisar atletas mais experientes ou até mudar o esquema tático.

Desfalques do Atlético:

Everson, Victor (goleiros), Gabriel, Réver (zagueiros), Guga (lateral), Allan Franco, Allan, Jair (volantes), Savinho e Vargas (atacantes) estão afastados por Covid, enquanto Mariano (lateral) e Diego Tardelli (atacante) se recuperam de lesão no departamento médico.

CEARÁ x ATLÉTICO-MG

Motivo: 22ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 22/11/2020, às 16h (de Brasília)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang (SP) e Danilo Ricardo Simon (SP)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

CEARÁ: Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Eduardo Brock (Luiz Otávio) e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles e Vina; Fernando Sobral, Léo Chú e Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira.

Atlético-MG: Rafael; Talison, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Nathan, Zaracho e Hyoran; Savarino, Keno e Sasha. Técnico: Leandro Zago.

Atlético-MG