Topo

Fla pode curar ressaca com 1ª vitória de Ceni e validar união com elenco

Rogério Ceni conversa com o elenco do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Rogério Ceni conversa com o elenco do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/11/2020 04h00

Sem muito tempo para lamentar a eliminação na Copa do Brasil, o Flamengo tenta uma volta por cima e encara, hoje (21), o Coritiba, às 19h, no Maracanã, de olho na liderança do Campeonato Brasileiro.

Além de curar a ressaca pela derrota por 3 a 0 para o São Paulo — e consequente adeus precoce à Copa do Brasil — e terminar o dia como líder, um triunfo será importantíssimo para o técnico Rogério Ceni, que ainda não sabe o que é vitória no comando rubro-negro. Desde que chegou, o ex-goleiro soma duas derrotas (para o São Paulo, na Copa do Brasil) e um empate, (com o Atlético-GO, no Brasileiro), e sabe da necessidade de conquistar os três pontos. Um resultado positivo validaria a empatia que ele despertou no grupo rubro-negro. A diretoria também aprova seu trabalho nestas primeiras semanas de trabalho, mas sabe que a pressão externa pode ser incômoda no caso de um novo tropeço.

Caso vença os paranaenses, o time rubro-negro fecha o sábado na ponta da tabela da competição e terá de secar os rivais diretos Atlético-MG, Internacional e São Paulo, que fazem suas partidas amanhã (22).

Atual campeão da competição, o Fla já esteve em situação semelhante, mas viu a oportunidade escapar em algumas ocasiões. Contra as três equipes que estão à sua frente (foi goleado pelo Galo e pelo Tricolor paulista, e empatou com o Colorado) e o Red Bull Bragantino, o time da Gávea precisava de um triunfo para se tornar primeiro colocado, mas fracassou em todas as tentativas. Diante do Coxa, nova oportunidade.

"Estando no Flamengo, em toda competição que você entra, todo mundo tem a expectativa que você vá vencer. Uma coisa eu posso dizer: os caras aqui têm muito comprometimento. Eles escreveram a história e não fica no passado. Eles seguem com vontade de vencer. Vamos trabalhar a parte mental e fazer escolhas dentro do melhor que nós temos no elenco", disse o treinador, em coletiva na última quarta-feira, no Morumbi.

O resultado se torna ainda mais importante diante das missões que a equipe tem pela frente. Nas próximas duas terças-feiras (24/11 e 1/12), o Flamengo encara o Racing (ARG) para saber quem avança para as quartas de final da Libertadores. Estar com a confiança em dia e em paz com as vitórias será importante para manter aceso o sonho do tri da América do Sul.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X CORITIBA


Competição: Campeonato Brasileiro
Data e hora: 21/11/2020 (sábado), às 19h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)
VAR: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)

Flamengo: Diego Alves; Isla, Thuler, Léo Pereira e Renê; Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Vitinho e Bruno Henrique

Coritiba: Wilson; Maílton, Flimenon (Nathan Silva), Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Galdezani e Mattheus Oliveira; Giovanni Augusto, Neílton e Robson