Topo

Athletico-PR vence reservas do Santos antes de retorno à Libertadores

Do UOL, em São Paulo

21/11/2020 20h52

Vivendo grande momento na temporada, o Athletico-PR recebeu o Santos, que entrou sem seus titulares, na Arena da Baixada em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Thiago Heleno.

O foco das duas equipes agora é na Copa Libertadores da América. Isso porque o Furacão e o Peixe jogarão na próxima terça-feira (24), pelas oitavas de final do torneio continental. O time curitibano enfrenta o River Plate, enquanto a equipe paulista terá a LDU pela frente.

Na próxima rodada pelo Brasileirão, o time paranaense encara fora de casa o Palmeiras, outro time na parte de cima da tabela, enquanto o Santos recebe o Sport, novo adversário que briga para fugir do rebaixamento nesse momento.

Cuca ainda fora

Assim como aconteceu nos últimos jogos, o técnico Cuca novamente ficou fora do banco de reservas do Santos. Isso porque o comandante ainda está em tratamento e processo de recuperação devido ao contágio do novo coronavírus. O auxiliar Marcelo Fernandes dirigiu o time à beira do gramado.

Santos poupando

Pensando no duelo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, a comissão técnica do Peixe decidiu poupar praticamente todos seus titulares, ainda mais que a partida de terça-feira será na altitude de Quito.

Mudanças ainda no primeiro tempo

Não era esperado, porém tanto Paulo Autuori como Marcelo Fernandes tiveram que fazer mudanças ainda no primeiro tempo por questões físicas. No caso do Athletico, Christian saiu ainda aos 15 minutos para dar lugar a Fabinho, enquanto no time paulista Alex entrou no lugar de Laércio nos minutos finais da primeira etapa.

Quem foi bem: Thiago Heleno

Seguro na defesa ao longo de toda a partida, coube ao experiente zagueiro abrir o placar a favor do CAP após cruzamento de escanteio, aos 31 minutos do segundo tempo.

O jogador mostrou mais uma vez que representa solidez e confiança para o grupo do Athletico, que há pouco tempo vivia momentos de tensão na temporada.

Quem foi mal: Ivonei

O jovem volante do Santos não conseguiu contribuir com o ataque do Santos em todo o primeiro tempo. Por isso, foi um dos escolhidos para sair de campo aos 12 minutos da segunda etapa, já que o Peixe buscava mais dinamismo no setor de meio-campo.

Atuação do Athletico-PR

Os donos da casa fizeram questão de tomar o controle da partida desde o começo, não só por jogar em casa, mas pelo fato de o adversário ter poupado boa parte dos seus titulares. No entanto, a posse de bola não resultou em volume ofensivo, com poucas chances claras de gol.

Para piorar, as raras oportunidades não foram aproveitadas, com erros de Renato Kayser e Erick, no primeiro e segundo tempo, respectivamente. O placar veio pela presença de área do zagueiro Thiago Heleno, que aproveitou escanteio na reta final.

Atuação do Santos

A equipe se comportou bem e foi ao limite mesmo com seu time alternativo. No entanto, o Santos poderia ter usado mais a velocidade pelas laterais e ampliado mais as jogadas para tentar incomodar o sistema defensivo adversário. Como isso não aconteceu, as poucas jogadas ofensivas de perigo do Peixe foram pela qualidade individual de seus jogadores no setor de ataque.

Cronologia do Jogo

A partida começou com controle e iniciativa do Athletico, que além de jogar em casa aproveitava a experiência de seus jogadores.

O objetivo da equipe era impor o ritmo e não deixar que o Santos utilizasse os contra-ataques como forma de escape. A estratégia deu certo em um primeiro momento, porém faltava qualidade no último terço do campo devido à forte marcação dos visitantes na entrada da área.

Aos 26 minutos os donos da casa chegaram pela primeira e com muita qualidade. Nikão lançou Fabinho nas costas da marcação e o jogador que tinha acabado de entrar achou Renato Kayzer livre na área, porém o atacante perdeu o tempo de bola e não conseguiu empurrar para o fundo das redes do Peixe.

O primeiro tempo se manteve assim até o final e a segunda grande oportunidade do Athletico foi aos nove minutos da etapa final, com Erick. O lateral-direito pegou o rebote da falta cobrada perto da área e só não abriu o placar porque errou na força para encobrir o goleiro John Victor.

No entanto, a terceira vez foi diferente, já que Thiago Heleno se desvencilhou dos defensores do Peixe após cobrança de escanteio para fazer o gol dos donos da casa aos 31 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 1 X 0 SANTOS

Competição: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 21/11/2020
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Sandry e Marinho (Santos)
Gol: Thiago Heleno, aos 31 minutos do segundo tempo

Athletico-PR: Santos; Erick, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Wellington (Alvarado), Christian (Fabinho) e Léo Cittadini; Reinaldo (Ravanelli), Renato Kayzer (Bissoli) e Nikão (Aguilar). Técnico: Paulo Autuori

Santos: John; Pará (Madson), Laércio (Alex), Luiz Felipe e Wagner Leonardo; Vinicius Balieiro, Jobson (Jean Mota) e Ivonei (Sander); Lucas Braga, Arthur Gomes e Marcos Leonardo (Marinho). Técnico: Marcelo Fernandes