Topo

Boa fase de Marllon faz Mancini cogitar o Corinthians com três zagueiros

Jemerson não atua desde janeiro pois estava encostado pela comissão técnica do Monaco, da França - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Jemerson não atua desde janeiro pois estava encostado pela comissão técnica do Monaco, da França Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2020 04h00

O técnico Vagner Mancini não descarta escalar o Corinthians com três zagueiros. O treinador, aliás, já utiliza a formação durante os treinamentos no CT Joaquim Grava. O UOL Esporte apurou os motivos que fazem o treinador pensar em um tripé de defensores.

O primeiro é a chegada de Jemerson. Mas não é só isso. O ponto principal neste caso é a evolução considerável de Marllon ao lado de Gil na defesa. O zagueiro de 26 anos, que já foi emprestado a vários clubes e tem prestígio no Alvinegro, se destacou nos últimos jogos.

Até Jemerson chegar, o Corinthians precisava de um zagueiro urgente, mas, atualmente, a comissão técnica possui três zagueiros em condições de titularidade. Com isso, Mancini não descarta escalar Gil, Marllon e Jemerson.

O segundo motivo é aproveitar os laterais ofensivos do Corinthians. Fagner e Lucas Piton pouco apoiam o ataque no atual esquema. Com três zagueiros, os dois laterais que possuem qualidades ofensivas poderiam se destacar mais. Fábio Santos, o titular da lateral-esquerda, também poderia ganhar mais liberdade. Mas no caso do veterano, ele é considerado bem mais consistente no sistema defensivo.

"As pessoas, quando entra o terceiro zagueiro, acham que a equipe fica defensiva. Quando o 3-5-2 foi inventado, foi para tornar mais ofensivo, para ter os dois alas chegando. Você pode botar mais volantes e mais atacantes e jogar em linha baixa e se defender também. O conceito precisa ser bem entendido", explicou Mancini.

O terceiro motivo é que o Corinthians possui mais um zagueiro que pode atuar como uma espécie de libero antigo. Trata-se de Bruno Méndez. O uruguaio está sendo testado como volante durante os treinos no CT Joaquim Grava.

Caso seja aprovado nesta função, Méndez pode ser testado como o terceiro zagueiro, mas atuando centralizado, com liberdade para iniciar as jogadas e subir ao campo de ataque.

"O Bruno foi testado como volante. Agora, tenho tempo para isso. Em algumas situações um jogador que saiba fazer zagueiro e volante é benéfica, pois te dá um leque de mudanças táticas. Hoje ficamos presos no 4-4-2, 4-3-3, 4-5-1, quando na verdade as equipes se compactam independente das linhas", disse o treinador, que manterá os testes semanais e não descarta a utilização com três zagueiros em breve.