Topo

Junior posta montagem sobre o Dia da Consciência Negra e é criticado na web

Junior é ex-jogador e comentarista do SporTV - Reprodução
Junior é ex-jogador e comentarista do SporTV Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/11/2020 20h36

A manifestação de Junior sobre o Dia da Consciência Negra não repercutiu bem entre os seguidores. O ex-jogador e comentarista reproduziu uma fala atribuída ao ator Morgan Freeman, onde ele afirma que não é necessário se preocupar com a 'consciência negra', e sim com a 'consciência humana'.

"O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece", diz o texto.

"Seria muito bom se fosse fácil assim, Maestro. Essa fala do Morgan Freeman é bem equivocada, não dá para amenizar uma coisa tão abominável como o racismo simplesmente parando de falar nele", respondeu um seguidor. "Mandou mal, ídolo", disse outro.

Origem da frase

A declaração, que desde 2014 é compartilhada por diversas personalidades brasileiras, mas segundo o site E-farsas, que apura boatos na internet, foi tirada de contexto. Em 2006, Freeman deu entrevista a um programa da rede te TV CBS, e afirmou que o objetivo era acabar com a consciência de raça e parar de colocar rótulos de cores às pessoas.

Em 2020, porém, o ator mudou seu posicionamento, e aderiu ao movimento Black Lives Matter.