Topo

São Paulo

Consciência Negra: Dani Alves relembra quando torcida jogou banana em campo

Daniel Alves comemora gol do São Paulo sobre o Lanús, em jogo no Morumbi pela Sul-Americana 2020 - Divulgação/Conmebol
Daniel Alves comemora gol do São Paulo sobre o Lanús, em jogo no Morumbi pela Sul-Americana 2020 Imagem: Divulgação/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

20/11/2020 18h25

O camisa 10 do São Paulo, Daniel Alves, publicou hoje em suas redes sociais um vídeo de quando jogava pelo Barcelona e teve que lidar com um caso de racismo. No dia da Consciência Negra, o craque lembrou do dia que a torcida rival jogou uma banana em campo.

Dani Alves se preparava para cobrar um escanteio na partida entre Barcelona e Villarreal quando os torcedores adversários atiraram uma banana em sua direção. A atitude do brasileiro foi memorável. Ele pegou a banana do gramado, descascou e comeu.

"Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA para significa o dia de representar o legado deixado por todos os nossos grandes líderes!! Se podemos ensinar as pessoas a odiar, também podemos ensinar elas a AMAR! #NAOAORACISMO", escreveu o jogador.

O caso aconteceu em abril de 2014. O Barcelona perdia por 2 a 1 para o Villarreal, mas conseguiu a virada para 3 a 2. Ele marcou um dos gols e participou de outro.

Na época, na saída do gramado, o lateral comentou seu gesto. "Estou há onze anos na Espanha, e há onze anos é igual... tem que rir desses atrasados", disse.

São Paulo