Topo

Cruzeiro

Cruzeiro risca termos racistas na camisa em Dia da Consciência Negra

Campanha do Cruzeiro tem parceria do Observatório da Discriminação Racial no Futebol - Daniel Hott/Cruzeiro
Campanha do Cruzeiro tem parceria do Observatório da Discriminação Racial no Futebol Imagem: Daniel Hott/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

20/11/2020 11h40

Os jogadores do Cruzeiro usarão na partida contra o Figueirense pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, hoje (20), uniforme com expressões racistas riscadas. Os termos, escritos na cor preta, estarão em destaque na camisa dos atletas no primeiro tempo. A ação do departamento de marketing celeste tem por objetivo promover uma reflexão no Dia da Consciência Negra.

Termos como "serviço de preto", "nega maluca", "denegrir", "criado mudo", "lista negra", "coisa de preto", "da cor do pecado" e "a coisa tá preta" estarão mencionados nos uniformes e riscados.

"Para ajudar a apagar de vez expressões racistas que estão enraizadas no vocabulário brasileiro, as camisas dos jogadores celestes usadas no primeiro tempo do duelo terão esses termos estampados na cor preta, com um risco sobre elas, provocando também uma difícil leitura, o que representa também o quanto os negros ainda são ocultados no dia a dia", diz parte da nota emitida pela Raposa.

A ação realizada pelo Comitê de Diversidade e Inclusão do Cruzeiro tem parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Inclusive, haverá na camisa usada pelos atletas um patch do parceiro.

"Está em nossa missão ser protagonista no cenário esportivo e impactar positivamente a trajetória das pessoas, promovendo assim a transformação social. Muitas destas palavras as pessoas falam sem pensar no sentido, muitas vezes sem saber, porque estão enraizadas no nosso vocabulário, mas precisamos mudar isso. O Cruzeiro pode e deve trazer os holofotes a estas causas, que promovem uma conscientização, educação e reforcem a igualdade e o respeito. Temos que aproveitar essas oportunidades para não somente fazer ações pontuais, mas realizar uma série de iniciativas constantes que de fato proporcionem mudanças permanentes", disse o presidente Sérgio Santos Rodrigues.

Cruzeiro