Topo

Reencontro marcado: novo duelo Ceni x SPFC será em momento-chave da Série A

Rogério Ceni, técnico do Flamengo, durante confronto com o São Paulo, pela Copa do Brasil - Alexandre Vidal / Flamengo
Rogério Ceni, técnico do Flamengo, durante confronto com o São Paulo, pela Copa do Brasil Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Lyncon Pradella

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

19/11/2020 11h26

Rogério Ceni e São Paulo talvez tenham experimentado uma das maiores rivalidades de 2020 no futebol brasileiro. Clube e ídolo se enfrentaram cinco vezes somente nesta temporada, com três vitórias do Tricolor paulista e dois empates, além de duas eliminações seguidas do treinador na Copa do Brasil - com Fortaleza e Flamengo, na sequência. E este confronto particular terá mais um capítulo na última rodada do Brasileirão, em jogo que poderá valer muito mais que apenas 3 pontos.

Com a classificação embolada neste momento, São Paulo e Flamengo se encontram com os mesmos 36 pontos, dois a menos que o líder Atlético-MG. Mas, ainda com três jogos a menos para realizar, a equipe de Fernando Diniz pode assumir a liderança isolada. O técnico, inclusive, já afirmou que o time é candidato ao título do Brasileirão.

Com ambos os times em busca do título nacional, é possível que a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro presenteie as torcidas com mais um São Paulo x Flamengo emocionante, e desta vez valendo taça. O confronto está marcado para o dia 24 de fevereiro de 2021, na capital paulista.

Até lá, no entanto, Flamengo e São Paulo precisam se manter entre os postulantes ao título, em disputa que também conta pontualmente com Atlético-MG e Inter, além das campanhas emergentes de Palmeiras e Grêmio.

Os rubro-negros dividem atenções da Série A com a Libertadores, atualmente na fase oitavas de final, enquanto os tricolores paulistas seguem na Copa do Brasil, como semifinalistas.

Caso essa hipótese de jogo decisivo em fevereiro de 2021 se confirme, os cariocas terão que quebrar um enorme tabu: o Rubro-negro não vence o rival desde 2017. Na ocasião, vitória por 2 a 0, com gols de Diego e Guerrero. Curiosamente, este jogo culminou na demissão de Rogério Ceni à frente do Tricolor. De lá para cá, são cinco vitórias do São Paulo e três empates, com três destes triunfos dentro do Maracanã.

Os ingredientes são diversos e a rivalidade entre dois dos maiores times do Brasil (e de ídolo x clube) tem tudo para se acentuar no último jogo da temporada.