Topo

Palmeiras

Weverton faz maratona e salva Palmeiras 'sem goleiros' por surto de Covid

Weverton, goleiro do Palmeiras, durante treino da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Weverton, goleiro do Palmeiras, durante treino da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 04h00

Weverton chega a Fortaleza (CE) na manhã de hoje (18) para se juntar à delegação do Palmeiras, que enfrenta o Ceará, às 19h, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A maratona que o goleiro encarou após as Eliminatórias Sul-Americanas com a seleção brasileira acabou virando uma necessidade, já que os outros dois jogadores da posição do elenco contraíram Covid-19.

Jailson e Vinicius Silvestre testaram positivo na segunda (16) e estão em isolamento. No último treino antes da viagem, o técnico Abel Ferreira teve de usar três goleiros da base: Leandro (sub-20), Mateus (sub-20) e Kaique (sub-17).

Dos três, Mateus é aquele que trabalha com mais frequência junto à equipe profissional, mas nunca atuou. Ele está inscrito na Libertadores, depois de a competição aumentar para 40 a lista de jogadores. Aos 18 anos, o arqueiro de 1,99 m tem se revezado no banco com Leandro no Brasileiro e na Copa do Brasil sub-20 e está no Verdão desde o sub-17.

O titular, enquanto isso, estava com a seleção brasileira para os jogos contra Venezuela e Uruguai. Reserva, ele não atuou ontem (17) e embarcou no fim da noite no avião da Crefisa, que parou em Montevidéu, o buscou e depois foi encontrar com Gustavo Gómez, em Assunção, no Paraguai.

Em sua última convocação, Weverton também ficou à disposição do Palmeiras no dia seguinte, mas naquele caso o camisa 21 foi titular pelo Brasil, contra o Peru. Menos de 24h, começou jogando na derrota para o Coritiba, que decretou a demissão de Vanderlei Luxemburgo.

A estratégia de buscá-los com a aeronave da patrocinadora já estava definida no início da semana passada, quando os desfalques cresciam por lesões. Só que, desde então, houve um surto do novo coronavírus no clube: são 17 casos, sendo 15 atletas. Gabriel Menino (acabou desconvocado da seleção) e Viña, por exemplo, estariam nesse voo, mas contraíram a doença.

Weverton tem 42 jogos em 2020 e em metade deles (21) não foi vazado. Ele é o primeiro goleiro no clube, desde Velloso entre 1995 e 1997, a conseguir três temporadas consecutivas com pelo menos 20 jogos sem sofrer gols. Em 2018, foram 21, e em 2019, 26.

Caso passe mais uma partida zerado, o goleiro ajudará a colocar o Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil, mesmo tendo ao todo 19 desfalques. Depois do triunfo por 3 a 0 no Allianz Parque, o Verdão pode até perder por dois de diferença, que mesmo assim se classificará.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ x PALMEIRAS

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 18 de novembro de 2020, quarta-feira
Horário: 19h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Bruno Pacheco; Charles, Fabinho; Fernando Sobral, Felipe Silva (Vina), Léo Chú; Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan e Esteves; Patrick de Paula, Zé Rafael e Raphael Veiga; Lucas Lima, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vitor Castanheira (auxiliar)

Palmeiras