Topo

Santos

Quem são os jovens que foram promovidos após surto de Covid-19 no Santos

Santos subiu jogadores da equipe de Aspirantes para o elenco profissional após surto de Covid-19 - Ivan Storti/Santos FC
Santos subiu jogadores da equipe de Aspirantes para o elenco profissional após surto de Covid-19 Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

18/11/2020 04h00

O surto de Covid-19 que assola o elenco do Santos, que provocou dez desfalques para o jogo contra o Internacional, no último sábado (14), forçou o Peixe a promover atletas das categorias de base. Cinco jogadores foram relacionados pela primeira vez no duelo na Vila Belmiro.

A vitória sobre os gaúchos marcou o primeiro jogo profissional de um deles, o volante Vinicius Balieiro — que foi bastante elogiado pelo desempenho. Outros jovens que já faziam parte do elenco de cima também iniciaram uma partida pela primeira vez, caso de Wagner Leonardo e Ivonei.

Além de Balieiro, o goleiro Paulo Mazoti, o lateral Mikael, o meia-atacante Gabriel Pirani e o centroavante Bruno Marques foram os outros quatro relacionados pelo auxiliar técnico Marcelo Fernandes para o último duelo e devem seguir com o grupo na partida deste sábado, às 19h, contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão.

Conheça quem são os cinco jogadores que subiram ao profissional:

Paulo Mazoti

Paulo Mazoti, jovem goleiro do Santos, em aquecimento na Vila - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Goleiro de 20 anos, Mazoti está no Santos desde o sub-11. Ele foi o titular na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e também vinha jogando o Brasileiro sub-20 e no Brasileiro de Aspirantes. Foi campeão paulista sub-11, em 2011, e chegou às finais também no sub-13 e sub-15. Tem contrato até o fim de 2021.

Mikael

Mikael, jovem lateral-direito do Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lateral-direito de 20 anos, Mikael é da mesma geração de Mazoti. Ele também está no Santos desde o sub-11. Foi campeão paulista sub-11, em 2011, vestindo a camisa 10 e fazendo um gol na final contra o Corinthians. Tem contrato até setembro de 2021.

Vinicius Balieiro

Vinicius Balieiro, volante do Santos, disputa lance contra o Internacional - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Volante versátil de 21 anos, Balieiro já tinha chamado atenção do técnico Jesualdo Ferreira. Ele chegou ao Peixe em 2017 após se destacar pelo Paulista de Jundiaí na Copinha — naquela ano, a equipe do interior teria chegado à final não fosse a eliminação na Justiça por um caso de falsidade ideológica. No Santos, Balieiro nunca foi badalado. Ele disputou a Copinha do ano seguinte como lateral direito e não teve destaque. Seguiu atuando pelo sub-20 e foi surpresa contra o Inter. Tem contrato até abril de 2022.

Gabriel Pirani

Gabriel Pirani em ação pelo Santos na Copinha - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Ponta de 18 anos, Pirani é considerado um dos jovens de mais potencial na base do Santos atualmente. O jogador é da mesma geração de Kaio Jorge, Ivonei e Sandry, que já figuram na equipe profissional. Chegou ao Santos no sub-11 depois de uma curta passagem pelo rival São Paulo. Foi campeão paulista sub-11 e sub-13. Tem contrato até o final de 2022.

Bruno Marques

Bruno Marques comemora gol marcado pelo Aspirantes do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Centroavante de 21 anos e 1,94m, Bruno Marques é o atual artilheiro do Brasileiro de Aspirantes. Na competição sub-23, fez sete gols em seis jogos, a maioria de cabeça. Apesar da presença de área, Bruno Marques também costuma sair para o pivô e pode até atuar pela ponta. O atacante pertence ao Lagarto-SE, equipe que tem o centroavante Diego Costa, do Atlético de Madri, como espécie de gestor.

Ele está emprestado até o fim deste ano, e o Peixe tenta esticar o vínculo ao menos até fevereiro. O clube da Vila Belmiro pode exercer a cláusula contratual e comprar 70% dos direitos econômicos do jogador por R$ 600 mil. Bruno passou pelo Fluminense antes de ser emprestado ao Santos.

Santos