Topo

'O futebol lida com a covid-19 torcendo para não ter morte', diz Bertozzi

Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN - Divulgação
Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/11/2020 12h59

Comentarista dos canais ESPN, Leonardo Bertozzi criticou a maneira com que o futebol vem lidando com os surtos de covid-19 nos clubes. O jornalista entende que as instituições que comandam o esporte estão tratando a doença como uma simples lesão, apenas torcendo para que ninguém do meio morra.

"Infelizmente, o futebol está tratando a covid-19 como uma lesão comum, ignorando que tem gente que vai para o hospital - como aconteceu com o Cuca. É só torcer pelo melhor. O futebol está lidando com a covid-19, torcendo para não ter uma vítima fatal no futebol. Mas só dá para torcer, mesmo", disse Bertozzi em participação no BB Debate, hoje.

O comentarista enfatizou que a decisão de retornar com o futebol e com todas as competições mantendo seus formatos originais não priorizou a saúde de todos os envolvidos, mas sim os interesses comerciais das principais instituições do futebol.

"Considerando a situação da pandemia no país, era óbvio que aconteceria uma situação parecida com a do Palmeiras em vários clubes. E no mundo inteiro isso. O futebol decidiu tratar a covid-19 como qualquer outro motivo que tire o jogador de jogos, como suspensão, lesão, opção do técnico. Para isso, eles fizeram adaptações nos regulamentos, mais inscrições, elencos estendidos, para não correr risco de cancelar jogos", completou.

"A preocupação de todo mundo era não adiar um jogo para não abrir precedente para outros e estender a competição. Não é o mais correto do ponto de vista da saúde, mas a decisão de voltar o futebol não priorizou a saúde. O recado do campeonato aos clubes é: 'jogue quem tiver condição, nós precisamos manter nossos contratos''", acrescentou.

Santos e Palmeiras passam por surtos de covid-19 em seus elencos. Na última rodada do Brasileirão, o time da Vila venceu o Inter por 2 a 0 com muitos jogadores das categorias de base completando o time. O Palmeiras tem mais de um time de desfalques para o jogo contra o Ceará, amanhã, pela Copa do Brasil.