Topo

Futebol inglês pressiona governo pela volta do público aos estádios em 2020

Estádio Goodison Park, do Everton - CRAIG BROUGH
Estádio Goodison Park, do Everton Imagem: CRAIG BROUGH

Do UOL, em São Paulo

17/11/2020 19h08

A crise financeira no futebol causada pela pandemia de Covid-19 atinge principalmente as pequenas equipes, e na Inglaterra, as entidades e clubes articulam uma possível volta de uma parte dos torcedores aos estádios para que as receitas sejam, aos poucos, reforçadas com os valores da bilheteria.

Segundo o 'The Guardian', os clubes pequenos do país estão "desesperados" com a falta de dinheiro. Por outro lado, os torcedores consideram a permissão para que pessoas assistam aos jogos em cinemas, e não nos estádios, uma "inconsistência". Membros do parlamento defenderam ao primeiro-ministro Boris Johnson que reconsidere, e libere o retorno.

A Inglaterra deve permanecer sob restrições até 2 de dezembro, e uma revisão das regras de contenção da covid-19 não deve ser feita antes da próxima semana. Embora Boris Johnson já tenha dito que a volta da torcida será uma prioridade, a ideia de um retorno imediato teria sido recebida com ceticismo.

Representantes da Premier League, EFL, FSA (Football Supporters Association) e Kick it Out compareceram a uma reunião convocada pelo secretário de Cultura Oliver Downden, e apresentaram um "manifesto pela mudança", pedindo a introdução de um regulador independente para o futebol no país. Eles também discutiram os efeitos da pandemia para os clubes e atletas.

Em depoimento ao 'Guardian', participantes definiram o encontro como "tranquilo, sem sentimento de urgência". Após a reunião, Downden deu a entender com um post no Twitter que daria início a uma revisão nas orientações atuais, mas não há prazo para que a decisão seja tomada, já que há resistência dentro do próprio governo.

A FSA respondeu a mensagem de Dowden. "Obrigada pelo convite de hoje. Reiteramos a urgência de iniciar uma revisão liderada por torcedores junto ao ministério e às autoridades do futebol. Fizemos lobby para o retorno do público aos estádios o mais rápido possível. Os torcedores precisam do futebol, e o futebol precisa dos torcedores".