Topo

Fifa quer simplificar o VAR e tornar tecnologia mais acessível

Fifa quer simplificar o uso do recurso e tornar a tecnologia mais acessível com o conceito "light" do VAR - Fernando Bizerra-Pool/Getty Images
Fifa quer simplificar o uso do recurso e tornar a tecnologia mais acessível com o conceito 'light' do VAR Imagem: Fernando Bizerra-Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/11/2020 10h37

A Fifa anunciou hoje que o Grupo de Trabalho da entidade para Excelência em Inovação se reuniu em 27 de outubro para coordenar as próximas etapas no desenvolvimento da tecnologia do VAR (árbitro de vídeo). A entidade quer simplificar o uso do recurso e tornar a tecnologia mais acessível com o conceito "light" do VAR.

Segundo a entidade, o grupo avalia os custos, a possível queda de qualidade com um VAR mais barato e os requisitos mínimos para o VAR "light".

A Uefa, a AFC (Confederação Asiática de Futebol) e a FFF (Federação Francesa de Futebol) compartilharam os resultados dos testes offline com a tecnologia do VAR mais econômico.

Com base nas discussões e nos resultados de pesquisas e testes, uma recomendação sobre os próximos passos para implementar o conceito do VAR "light" será apresentado na IFAB (International Board, colegiado que define o regulamento do futebol).