Topo

Brasileirão - 2020

Como clubes trabalham para 'resgatar' atletas convocados antes de decisões

Everton Ribeiro foi titular da seleção brasileira contra a Venezuela, na sexta-feira (13), e deve desfalcar o Flamengo - Lucas Figueiredo/CBF
Everton Ribeiro foi titular da seleção brasileira contra a Venezuela, na sexta-feira (13), e deve desfalcar o Flamengo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

17/11/2020 04h00

Alguns clubes do futebol brasileiro decidem suas vagas às semifinais da Copa do Brasil amanhã (18), como são os casos de Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo; já o Atlético-MG enfrenta o Athletico-PR em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro e de olho em abrir vantagem na liderança da competição.

A coincidência entre essas equipes é que elas possuem jogadores que foram convocados para jogar as Eliminatórias Sul-Americanas e precisam de uma logística específica para contar com os seus atletas a tempo.

O UOL Esporte listou o que cada equipe irá fazer (ou não) para contar com seu jogador. Confira:

Atlético-MG

Guilherme Arana foi convocado para a seleção brasileira após Alex Telles testar positivo para covid-19. O lateral atleticano virá do Uruguai em voo fretado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e estará à disposição do técnico Jorge Sampaoli.

O zagueiro paraguaio Junior Alonso não poderá entrar em campo porque o jogo contra a Bolívia é hoje, às 20h, e o atleta não chegaria a tempo para a partida. O meio-campista Alan Franco testou positivo para Covid-19 e ele não pode sair do Equador.

Flamengo

O técnico Rogério Ceni afirmou após o empate em 1 a 1 entre Flamengo e Atlético-GO que dificilmente Everton Ribeiro e Isla seriam aproveitados para o jogo de volta com o São Paulo. A situação deve continuar da mesma forma.

Grêmio

Orejuela, Kannemann e Pinares não têm chance de reforçar o Grêmio diante do Cuiabá, em jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O trio que está a serviço de seleções sul-americanas chega a Porto Alegre ao longo da quarta-feira. O problema é que a partida em questão acontece às 16h30 (horário de Brasília).

Internacional

Thiago Galhardo vai direto para Belo Horizonte para participar do jogo decisivo na Copa do Brasil, contra o América-MG — ele virá no mesmo avião de Guilherme Arana. Já o meio-campista Johnny, da seleção dos Estados Unidos, volta no Brasil entre hoje e amanhã, mas é desfalque.

Palmeiras

Como da última vez, o Palmeiras contará com a ajuda do avião da Crefisa para ter os atletas à disposição diante do Ceará. Às 23h40 de amanhã, chega o voo da Crefisa em Montevidéu para buscar o Weverton. Já o uruguaio Matías Viña foi diagnosticado com Covid-19 e não enfrentará o Brasil nesta noite.

Em seguida, a aeronave vai para Assunção, no Paraguai, em busca do Gustavo Gómez. A chegada está prevista para as 7h de quarta em Fortaleza. O clube vai mandar um fisioterapeuta e um responsável pela alimentação deles no avião.

São Paulo

Assim como no caso de Orejuela, o zagueiro Arboleda, sem um voo fretado, também não terá tempo de chegar e se concentrar com a equipe. Dessa forma, o Tricolor paulista não conta com o atleta para a decisão contra o Flamengo.

Outros selecionáveis

Otero (Corinthians), Soteldo (Santos) e Hurtado (Red Bull Bragantino), que foram desfalque de suas equipes na última rodada do Brasileirão, estarão à disposição para os duelos do fim de semana.