Topo

São Paulo

SPFC testa invencibilidade e discurso de Diniz sobre briga pelo Brasileirão

Jogadores do São Paulo celebram defesa de Volpi em pênalti cobrado por Pedro, do Flamengo - Jorge Rodrigues/AGIF
Jogadores do São Paulo celebram defesa de Volpi em pênalti cobrado por Pedro, do Flamengo Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

13/11/2020 04h00

Invicto há mais de dois meses no Brasileirãoa última derrota foi para o Atlético-MG, em 3 de setembro passado —, o São Paulo testará a boa fase no torneio diante de times da parte inferior da tabela e também o discurso de Fernando Diniz, que vê a equipe como candidata ao título do torneio nacional.

O Tricolor paulista colocará à prova a sua invencibilidade de dez jogos (cinco vitórias e cinco empates) ao enfrentar adversários que estão abaixo da décima colocação. Fortaleza (12º), Vasco (18º) e Ceará (13º) são os próximos oponentes do torneio. Nestes duelos, o time tem a possibilidade de se firmar definitivamente entre os líderes. Inter, Atlético-MG e Flamengo são os três primeiros.

A sequência de jogos da equipe será também um teste para o discurso de Fernando Diniz. O técnico apontou o time como um dos postulantes ao título nacional após a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, em 7 de outubro, pela 14ª rodada do Brasileirão.

"O São Paulo sempre é candidato ao título, a gente não pode pensar diferente disso, minimamente. Sempre candidato a ganhar qualquer competição que for disputar", disse na ocasião.

Naquele momento, o treinador era pressionado por resultados positivos, e os seus comandados vinham de sete duelos seguidos sem vencer, o que culminou na eliminação na fase de grupos da Libertadores. Mesmo com o cenário desfavorável, ele apontava o clube como um candidato à principal taça do país.

De lá para cá, o time não teve tantas chances de se fixar entre os primeiros colocados devido à sequência de partidas em outros torneios — o São Paulo disputou apenas quatro jogos (vitórias sobre Palmeiras, Flamengo e Goiás e igualdade contra o Grêmio). A oportunidade de embalar chega neste momento, com uma sequência de partidas maior.

O São Paulo está três pontos atrás do líder Internacional e dois atrás de Atlético-MG e Flamengo. O time de Fernando Diniz, contudo, completou 17 rodadas, enquanto Colorado e Fla jogaram 20 partidas, e o Galo disputou 19. Há a possibilidade, inclusive, de o Tricolor ser o melhor do primeiro turno. A equipe depende dos resultados contra Ceará, Goiás e Botafogo, em jogos adiados do torneio.

São Paulo