Topo

Vasco

Eleição no Vasco: Leven entra com ação no STF para validar pleito do dia 7

Candidato Leven Siano, da chapa Somamos, se considera o presidente eleito do Vasco da Gama - Divulgação / Chapa Somamos
Candidato Leven Siano, da chapa Somamos, se considera o presidente eleito do Vasco da Gama Imagem: Divulgação / Chapa Somamos

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/11/2020 19h57

Candidato da chapa "Somamos", Leven Siano não se conformou com a suspensão da eleição do Vasco do último dia 7 em São Januário, por parte do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e fez mais uma movimentação jurídica. Ele entrou com uma ação na instância máxima, o Supremo Tribunal Federal (STF). A relatora do caso será a ministra Carmem Lúcia. A informação inicial foi dada pelo "Esporte News Mundo" e confirmada pelo UOL Esporte.

Mais cedo, ele já havia ingressado com um mandado de segurança no STJ na tentativa de obter uma liminar que impeça a realização do pleito online marcado pelo Vasco para amanhã (14), de 9h às 22h.

Ontem (12) o candidato, que é advogado, já havia entrado com um pedido de reconsideração da decisão do presidente do STJ, o ministro Humberto Martins, assim como o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Roberto Monteiro, integrante de um grupo político que apoia o candidato (Identidade Vasco).

Paralelamente, Siano protocolou uma carta renunciando à disputa amanhã, manifestando repúdio a ela e se considerando presidente eleito do Cruz-maltino. Ele também fez campanha para que os sócios boicotassem a votação.

Caso a eleição seja mantida, estarão na disputa somente os candidatos Jorge Salgado, da chapa "Mais Vasco", e Julio Brant, da "Sempre Vasco".

As polêmicas da eleição

Membros das chapas conversam após eleição do Vasco ser suspensa - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Integrantes das chapas conversam após eleição do Vasco ser suspensa pelo STJ no último sábado (7)
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

A corrida eleitoral realizada no último sábado (7), e de forma presencial, aconteceu graças a uma decisão judicial publicada na noite anterior. Nela, o desembargador Camilo Ribeiro Ruliére derrubou liminar que determinava que o pleito fosse on-line no dia 14.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, porém, suspendeu a eleição na noite de sábado, com ela já em andamento, e fazendo valer a liminar anterior. Após idas e vindas, a votação teve continuidade, já sem a presença das chapas "Mais Vasco", de Jorge Salgado, "Sempre Vasco", de Julio Brant, e "No Rumo Certo", de Alexandre Campello. A apuração dos votos, inclusive, só teve a presença de membros das chapas "Somamos", de Leven Siano, e "Aqui é Vasco", de Sergio Frias.

Posteriormente, Mussa, presidente da Assembleia Geral, convocou outra eleição presidencial para este sábado (14), no formato on-line, algo que foi chancelado ontem com a publicação do edital de convocação no site oficial do clube.

Vasco