Topo

Palmeiras

Zagueiro da seleção fez com que Palmeiras não apressasse estreia de chileno

Renan, durante a vitória do Palmeiras sobre o Ceará - Cesar Greco
Renan, durante a vitória do Palmeiras sobre o Ceará Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

12/11/2020 04h00

Sem Luan, com Covid-19, nem Gustavo Gómez, convocado à seleção paraguaia, o Palmeiras teve uma dupla de zaga inédita ontem (11), na vitória sobre o Ceará por 3 a 0, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Emerson Santos e Renan jogaram juntos e tiveram atuações elogiadas pelo técnico Abel Ferreira.

Os desfalques fizeram com que o clube tivesse de levar para o banco de reservas os dois recém-contratados para a defesa: Alan Empereur e Benjamín Kuscevic. O primeiro até entrou no segundo tempo, mesmo chegando ao Brasil na noite de terça (10), e o segundo poderia ser escolhido para jogar com Emerson.

Abel preferiu dar uma chance a Renan e não apressar o chileno, que fez apenas um treino com o grupo após passar por uma cirurgia no tornozelo direito há pouco mais de um mês.

Aos 18 anos, Renan é campeão mundial sub-17 pela seleção brasileira e joga tanto como zagueiro quanto como lateral esquerdo. Ele tinha apenas uma partida pelo profissional, e saiu ontem do Allianz Parque com 40 passes certos em 43 tentados, seis duelos ganhos (em nove), dois desarmes, três cortes e cinco interceptações. Os dados são do SofaScore, site especializado em estatísticas.

"Tenho de dar mérito a quem estava conosco desde que chegamos, que era o Emerson e o Renan. Eles estão sendo extraordinários nos treinos e é isto que procuro. Eu digo aos jogadores: só jogam 11 e entram cinco. Todo mundo dá o melhor, não falta nada dentro do clube, temos estrutura, sinto a obrigação de jogar para ganhar. Passei essa mensagem a eles, nada falta no CT, todo mundo procura dar o melhor para que nada falte aos jogadores, essa obrigação temos que ter do primeiro ao último minuto. Não sei se vamos ganhar sempre, temos que lutar sempre para ganhar. Essa mensagem que tenho que passar aos jogadores. Foi dentro desse contexto que acreditamos no Renan e no Emerson. Responderam bem, parabéns a eles", exaltou Abel.

Desde o sub-13 no Palmeiras, Renan tem início curioso pelo clube, já que foi aprovado após realizar teste que não estava marcado para ele. A tendência é de que o jovem seja mantido para o jogo de sábado (14), contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

Para o confronto, o Verdão aguarda para saber se Esteves e Luiz Adriano serão liberados, mas é possível que um novo problema seja confirmado: Zé Rafael saiu machucado da vitória sobre e será reavaliado. Patrick de Paula é o candidato a assumir sua vaga.

Palmeiras