Topo

Vasco

Eleição do Vasco: Leven e Monteiro entram com recurso contra decisão do STJ

Candidato Leven Siano e presidente do Deliberativo, Roberto Monteiro, entraram com recurso contra liminar do STJ - Divulgação / Paulo Fernandes
Candidato Leven Siano e presidente do Deliberativo, Roberto Monteiro, entraram com recurso contra liminar do STJ Imagem: Divulgação / Paulo Fernandes

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/11/2020 17h38

Além do candidato Leven Siano, da chapa "Somamos", o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Roberto Monteiro, também ingressou com um recurso contra a liminar do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que suspendeu os efeitos da eleição presencial do último sábado (7) em São Januário.

O UOL Esporte teve acesso a um trecho do documento de Monteiro, onde é possível ver que há quatro anexos: um pedido de reconsideração da decisão; um termo assinado por Luis Manuel Fernandes, na 17ª DP, em relação ao episódio onde o grande benemérito relata ter sido agredido por um fiscal da chapa Sempre Vasco durante o pleito; um que está nomeado como "boca de urna", mas até o momento a reportagem não tomou conhecimento do que se trata, especificamente. e ainda outro que está indecifrável.

Paralelamente às questões judiciais, o Vasco divulgou em seu site oficial o edital de convocação assinado pelo presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa, e oficializou a eleição online deste sábado (14).

Alguns minutos depois, Leven Siano e o candidato da chapa "Aqui é Vasco", Sérgio Frias, protocolaram suas cartas de renúncia ao pleito, pois entendem que o processo eleitoral se encerrou no último dia 7.

Como o atual presidente, Alexandre Campello, já havia informado na última terça-feira que se retirou da tentativa de reeleição, somente os candidatos Jorge Salgado, da chapa "Mais Vasco", e Julio Brant, da "Sempre Vasco", estarão na disputa da votação virtual, isso se o Superior Tribunal de Justiça não acatar os recursos de Leven e Monteiro e invalidar a liminar que suspendeu a eleição de sábado passado.

As polêmicas da eleição

Membros das chapas conversam após eleição do Vasco ser suspensa - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Integrantes das chapas conversam após eleição do Vasco ser suspensa pelo STJ no último sábado (7)
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

A corrida eleitoral realizada no último sábado, e de forma presencial, aconteceu graças a uma decisão judicial publicada na noite anterior. Nela, o desembargador Camilo Ribeiro Ruliére derrubou liminar que determinava que o pleito fosse on-line no dia 14.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), porém, suspendeu a eleição na noite de sábado, com ela já em andamento, e fazendo valer a liminar anterior. Após idas e vindas, a votação teve continuidade, já sem a presença das chapas "Mais Vasco", de Jorge Salgado, "Sempre Vasco", de Julio Brant, e "No Rumo Certo", de Alexandre Campello. A apuração dos votos, inclusive, só teve a presença de membros das chapas "Somamos", de Leven Siano, e "Aqui é Vasco", de Sergio Frias.

Posteriormente, Faues Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, convocou outra eleição presidencial para este sábado (14), no formato híbrido, algo que foi chancelado hoje com a publicação do edital de convocação no site oficial do clube.

Vale lembrar que Leven Siano já entrou com um agravo contra a decisão do STJ que suspendeu os efeitos da eleição do último sábado (7).

Vasco