Topo

Gabriel Menino observa Dani Alves para se firmar na lateral da seleção

O lateral-direito da seleção brasileira Gabriel Menino durante treino na Granja Comary - Lucas Figueiredo/CBF
O lateral-direito da seleção brasileira Gabriel Menino durante treino na Granja Comary Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

11/11/2020 15h15

Volante no Palmeiras Gabriel Menino foi convocado por Tite pela segunda vez como lateral direito na seleção brasileira para os confrontos de sexta, contra a Venezuela, e da próxima terça, diante do Uruguai. O treinador brasileiro aposta na sua experiência como meio campista para que ele repita a função que era feita por Daniel Alves, chamada de lateral construtor - para isso, o jovem aposta em muito estudo de vídeos do veterano lateral do São Paulo.

"Eu estou aqui, tenho oportunidade de mostrar meu futebol para o professor ver, e dou meu melhor para que consiga voltar várias vezes. Fico vendo vídeos do Daniel Alves e do Danilo, hoje o Daniel joga pelo meio, mas boa parte da carreira foi pela lateral. Vejo vídeos dele pelo Barça e pela seleção, é excepcional, ídolo da seleção, aprendo vendo vídeos para melhorar minha performance como lateral".

A função pedida por Tite envolve um lateral que entre por dentro, para compor o meio e ajudar na construção de jogadas. É a função ideal para alguém como Menino, com experiência como lateral e como volante. Para se manter na seleção, a jovem promessa vem procurando se especializar mais como lateral.

"É treino, trabalho a cada dia, vou mostrando meu futebol e tudo o que aprendi. Estou procurando evoluir meus cruzamentos, que não costumava fazer bastante. Estou aprendendo a fechar linha, como volante não precisava ficar tão perto do zagueiro. Estou aprendendo isso, dando mais prioridade para a lateral, aprendendo muito esses fundamentos".

Veja a entrevista completa de Gabriel Menino

ESTAR NA SELEÇÃO
É um sonho realizado, desde criança, é um prazer, uma honra imensa, sempre sonhei e almejei estar aqui onde estou. Agora vou continuar trabalhando o dobro, cada dia mais, para estar realizando meus sonhos. Acho que as coisas estão acontecendo muito rápido na minha vida, procuro a cada dia me concentrar mais nos treinos, em onde estou. Procuro conversar mais com meus pais, eles me ajudam muito.

GABRIEL JESUS
É uma honra estar aqui. Na base do Palmeiras só falávamos dele, é um grande personagem, um grande ídolo para nós do Palmeiras, principalmente quem veio da base, para mim. Antes de dar entrevista eu estava vendo ele, quando cheguei fiquei 'caraca, é o Gabriel'. Onde ele treinou eu treinei, onde ele jogou eu estou jogando. É sensacional, um jogador que sempre sonhei conhecer. Não pude jogar com ele no Palmeiras, ele já tinha saído para o City, mas tive a chance de conhecer a ele e é muito bom.

CAMINHOS DA GRANJA
Eu estou acostumado, já vim com a sub-20, sabia onde era tudo. Só na primeira vez que um dia estava descendo para o treino em direção ao café e na sub-20 o café era perto da recepção. Quando fui lá não tinha nada, falei 'caraca, tomara que não tenha ninguém olhando para mim' (risos). Depois vi que era onde almoçávamos e jantávamos, então me localizei bem.

RENOVAÇÃO DA SELEÇÃO
Eles são exemplo na seleção e no futebol, para mim são ídolos. Eu venho aqui e procuro aprender o máximo com eles, que passam experiência para mim, para Rodrygo, Vinicius... são referências, eles me ajudam bastante e procuro vir aqui e aprender. É como o professor fala, a maior vitória dele é que a gente saia daqui com experiência, chegue mais maduro nos clubes. Eu prezo muito por isso. Eles são essenciais e ajudam muito.

PALMEIRAS NA COPA DO BRASIL
Eu estava conversando com o Weverton sobre isso no almoço, falei que não veríamos o jogo do Palmeiras. Ele falou que quando vê o jogo pela TV fica nervoso, eu também fico. Quando acabar o treino vou correr para o meu quarto, saber o resultado e tomara que a gente consiga sair vitoriosos desses primeiros 90 minutos. Que dê tudo certo.

VIÑA NA SELEÇÃO DO URUGUAI
No treino no CT do Palmeiras a gente estava um contra o outro, eu derrubei ele, fiz falta e falei ' é para você sentir como vai ser Brasil x Uruguai'. Brincadeira (risos). É claro que é meu parceiro, meu amigo. Vai ser um excelente jogo e vamos procurar fazer nosso melhor e sair vitoriosos.

AINDA NÃO ESTREOU
Claro que todo jogador quer estar aqui, mostrar potencial, o porque de estar aqui, vou mostrar meu trabalho nos treinos. A decisão quem toma é ele. Claro que eu quero jogar, mas só de vestir essa camisa e estar na Granja fico feliz. Mas vou dar meu melhor para jogar.

CONVIVÊNCIA COM LATERAIS
Estou vindo na seleção como lateral, mas no meu clube faço outra função, falo que é minha de origem. O importante é estar entre os 11 jogando, independentemente de onde vou ficar, porque sou polivalente, jogo em qualquer posição que me colocarem para voltar aqui, de meia, lateral ou zagueiro, onde o professor achar que eu deva jogar. Se ele me colocou de lateral é de lateral que vou dar meu máximo.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Estou vivendo um sonho estando entre os grandes, procuro aprender a cada dia que estiver aqui ver como eles treinam, como agem, ganhar mais experiência para chegar onde eles chegaram e fazer história como eles fizeram e deixar minha marca no futebol. As cosias na minha vida estão acontecendo muito rápido, sempre vou querer isso, mas acontece muito rápido e tem que discernir isso, deixar levar, não subir na cabeça, me concentrar para evoluir a cada dia e me tornar um grande jogador de futebol.

RECADO AOS MENINOS
Eu acredito muito em Deus, sabe? Eu oro, peço a cada dia para ele me abençoar e proteger. Nada é impossível nesse mundo, tudo é possível se você sonha, almeja e quer basta você trabalhar e dar seu melhor a cada dia, é o que importa mais onde você estiver, várzea, escolinha, base, profissional... eu dei o meu melhor onde estive e Deus me colocou em um dos maiores times do Brasil e do mudo e hoje vestindo essa camisa maravilhosa, sonho de criança, não tem emoção e prazer maior do que olhar no espelho, olhar meus pais e dizer que conseguimos. Não quero só isso, almejo muito mais, trabalho e cobrança serão em dobro e é só trabalhar.