Topo

Em estreia no Flamengo, Ceni encara 'berço' e tem chance de revanche

Técnico Rogério Ceni no primeiro treino no comando do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico Rogério Ceni no primeiro treino no comando do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/11/2020 04h00

Uma estreia com tom de reencontro e revanche. Recém-chegado ao Flamengo, Rogério Ceni faz o primeiro jogo no comando do time rubro-negro hoje (11), pelas quartas de final da Copa do Brasil. E o destino reservou que o pontapé no novo clube fosse justamente contra o São Paulo, onde é ídolo e teve a primeira chance à beira do gramado.

Mais do que isso, para o novo treinador o confronto pode ter um sabor de vingança, uma vez que foi eliminado na fase anterior da competição pelo próprio Tricolor paulista, quando ainda estava no Fortaleza.

Ceni foi contratado pelo clube da Gávea para ocupar o cargo que era do catalão Domènec Torrent, demitido na última segunda-feira (9). O novo comandante chega com a missão de fazer uma equipe multicampeã com Jorge Jesus voltar a mostrar o desempenho que não conseguiu nos últimos meses.

Não à toa, o treinador afirmou ter noção do tamanho do desafio que terá na Gávea, apontando ser um salto na carreira. O Fla será o quarto clube dele como técnico, além dos já citados São Paulo e Fortaleza, teve rápida passagem pelo Cruzeiro, no ano passado.

"Sou muito agradecido ao Fortaleza. O torcedor fica triste, mas acho que compreende o tamanho do desafio. Difícil recusar o Flamengo pela grandeza, estrutura, jogadores que tem... Acho que é um caminho natural", afirmou, em coletiva de apresentação, ontem (10).

A estreia no Rubro-Negro, que acontece no dia seguinte ao primeiro contato com o elenco, será logo contra o São Paulo, onde Ceni tem o nome marcado como um dos maiores da história do clube. O Tricolor paulista foi o único time que defendeu como goleiro profissional e pelo qual foi protagonista de uma época de ouro, na qual o time conquistou o Mundial de Clubes, Libertadores e o tri do Brasileirão.

Foi no Morumbi também que ele teve a primeira oportunidade na nova fase da carreira, mas sem o mesmo sucesso de outrora. Os títulos e o reconhecimento acabaram se tornando realidade "longe de casa", no Fortaleza.

Na tentativa de levar o Leão ao título inédito da Copa do Brasil, esbarrou no São Paulo e em uma quase interminável disputa de pênaltis. Depois dos empates em 3 a 3, na Arena Castelão, e 2 a 2, no Morumbi, viu a vaga escapar na marca da cal, por 10 a 9.

Jogadores do São Paulo comemoram classificação nos pênaltis contra o Fortaleza  - Bruno Ulivieri/Bruno Ulivieri/AGIF - Bruno Ulivieri/Bruno Ulivieri/AGIF
Imagem: Bruno Ulivieri/Bruno Ulivieri/AGIF

Aquela é apontada por Rogério como uma das derrotas mais doídas na ainda curta carreira de técnico.

"Acho que [ponto positivo] colocar o Fortaleza em um patamar mais alto. Uma pena a gente não ter saído vitorioso, mas fazer com que o Fortaleza mostre competitividade contra equipes de mais tradição, que sempre estão na ponta do Campeonato Brasileiro. Levamos o jogo até aos pênaltis. Não desistimos e lamentamos não ter uma maior sorte na cobrança dos pênaltis. Mas o sentimento é de orgulho", afirmou na ocasião.

Revanche também para o time

O confronto de hoje com o São Paulo acontece pouco mais de uma semana após a goleada por 4 a 1 do Tricolor paulista sobre o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado, inclusive, teve peso na tomada de decisão da diretoria em demitir Domènec Torrent.

Na ocasião, a derrota ainda evitou que o Rubro-Negro assumisse a liderança da competição, o que aconteceria em caso de triunfo.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x SÃO PAULO
Competição
: Copa do Brasil - quartas de final
Data e horário: 11/11/2020, às 21h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (FifaRS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FifaRS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins

FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Natan e Léo Pereira (Gustavo Henrique) e Renê; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Vitinho; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner e Luciano. Técnico: Fernando Diniz