Topo

Palmeiras

Abel Ferreira se irrita com expulsão: "Não estou na igreja, isso é futebol"

Flavio Latif e Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/11/2020 18h55

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira foi expulso na vitória da equipe alviverde por 3 a 0 contra o Ceará, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, hoje à tarde, no Allianz Parque. O comandante português se irritou com o árbitro Bráulio da Silva Machado após a marcação de um pênalti a favor do time nordestino — que após revisão do VAR foi anulado.

Em entrevista coletiva virtual, após o confronto, Abel se mostrou muito incomodado com a atitude do árbitro catarinense em expulsa-lo de forma direta. O treinador de 41 anos ainda ressaltou que em seus três primeiros jogos sob o comando do Alviverde, ele não se direcionou aos árbitros das partidas.

"As pessoas ainda não me conhecem. Eu fiz 3 jogos, o primeiro jogo não falei nada para o árbitro, o segundo não dirigi uma palavra ao árbitro e hoje não dirigi nenhuma palavra ao árbitro até o lance da expulsão. Se o português de Portugal é igual ao português daqui do Brasil, porque é, eu não consigo entender porque ele me expulsou, ainda com vermelho direto", reclamou.

"Ainda tem mais, antes treinador eu sou homem, antes de árbitro, jogador, eu sou homem. E no final, com toda humildade e respeito, pedi pra falar com árbitro e não entendi arrogância e prepotência do árbitro em não me receber, não entendi. Não entendi porque fui expulso, eu sou religioso, sempre que estou na igreja tem que estar calado, mas não estou na igreja, estou no futebol e é um jogo de emoções", completou.

Na súmula da partida, o árbitro Bráulio da Silva Machado escreveu que expulsou Abel Ferreira após ser informado pelo assistente número 1, Henrique Neu Ribeiro, que o português disse a ele: "Vai se f****, vai tomar no **, vem ver que não foi nada".

Abel Ferreira - Reprodução/CBF - Reprodução/CBF
Imagem: Reprodução/CBF

As expulsões na carreira de Abel não são novidades. Na temporada 2018/19, quando ainda era técnico do Braga (POR), ele acumulou três expulsões, uma delas foi em um confronto contra o Portimonense. Ele teve que se retirar de campo aos 38 minutos da primeira etapa, após se irritar e reclamar de um impedimento que o assistente assinalou de forma correta.

Suas declarações após as partidas também ficaram marcadas em sua passagem pelo futebol português. Logo que foi apresentado ao clube ele avisou os jogadores que 'os sem caráter' sua comissão técnica iria deixar sair.

Apesar da expulsão em uma competição da CBF, Abel Ferreira poderá comandar a equipe no próxima partida: contra o Fluminense, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, no sábado (14), às 21h30 (de Brasília). No entanto, no jogo de volta, contra o Ceará, na próxima quarta-feira (18), às 19h, na Arena Castelão, ele acompanhará em algum camarote.

Palmeiras