Topo

Vasco

Presidente da Assembleia do Vasco convoca eleição "híbrida" para sábado

Sócios votam na eleição do Vasco no ginásio de São Januário - Alexandre Araújo / UOL Esporte
Sócios votam na eleição do Vasco no ginásio de São Januário Imagem: Alexandre Araújo / UOL Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

10/11/2020 09h59

Faues Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, convocou, nesta manhã (10), eleição presidencial para o dia 14, no formato híbrido, com votação presencial e on-line. O pleito realizado de forma presencial no último sábado foi suspenso após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os sócios do Cruz-Maltino vão poder votar através da internet ou, caso não tenha acesso à internet, em totens na Sede do Calabouço, que fica no Centro do Rio de Janeiro. Vale lembrar que São Januário estará à disposição das eleições municipais, que vão acontecer no domingo.

A corrida eleitoral aconteceu no último dia 7 depois de uma decisão judicial na noite de sexta-feira, que derrubou liminar que determinava que o pleito deveria ocorrer no dia 14, de forma on-line. Posteriormente, o STJ suspendeu o evento, mas já durante a noite, com a eleição em andamento.

Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, convoca eleição híbrida para dia 14 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Leven Siano, da chapa "Somamos", foi quem teve mais votos nas urnas. A apuração, porém, aconteceu apenas com a presença de membros da "Somamos" e da "Aqui é Vasco", encabeçada por Sergio Frias. Após idas e vindas em relação à continuação da votação após a suspensão, as chapas "Mais Vasco", de Jorge Salgado, "Sempre Vasco", de Julio Brant", e "No Rumo Certo", de Alexandre Campello, retiraram-se.

Em entrevista coletiva realizada ontem (9), Leven Siano acusou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de ter cometido um erro no comunicado da liminar e de ter agido de maneira política.

No documento divulgado hoje, Mussa diz que vai encaminhar ofícios "ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro (OAB/RJ) e à Delegacia de Repressão contra Crimes Informáticos (DRCI), solicitando a gentileza de indicarem representantes para, a convite desta Presidência da Assembleia Geral, acompanharem como observadores as eleições do próximo dia 14.11.20, a fim de garantir a total lisura e a absoluta transparência do pleito".

Ainda na convocação, o presidente da Assembleia Geral afirma que a decisão considera "a necessidade de se conferir maior amplitude, participação, legítimo e democrático acesso dos sócios ao processo eleitoral direto de seus dirigentes, não apenas àqueles integrantes do grupo de risco para a COVID-19, senão, também, àqueles residentes fora da Cidade do Rio de Janeiro (off Rio), que perfazem o expressivo quantitativo de 70% dos sócios do Club de Regatas Vasco da Gama, neste momento histórico para todos, evitando-se, no entanto, a circulação e a formação de aglomerações desnecessárias, em consonância com o princípio de proteção à vida e à saúde, de tal sorte que os dirigentes e conselheiros eleitos representem, de fato, a vontade da maioria".

Leven propõe boicote em nova eleição

Pouco tempo depois da convocação, Leven Siano, que encabeça a chapa "Somamos", foi às redes sociais propor aos correligionários um boicote ao novo pleito. Nas publicações, ele afirma que "a primeira eleição está suspensa e não anulada" e tal movimentação é uma tentativa de golpe. O candidato assegurou que não vai concorrer e disse ainda que o "sistema insiste em não reconhecer a sua derrota".

"O sistema insiste em não reconhecer a sua derrota mesmo eu apresentando solução financeira e de gestão para o clube. Não se importam com o VASCO! Convocaram outra eleição "híbrida"(que é on line). Isso é GOLPE, FRAUDE e DESRESPEITO ao quadro social.REPUDIEM! BOICOTEM! NÃO VOTEM!

Não existem duas eleições. Não vou concorrer. A primeira eleição está suspensa e não anulada. Peço a todos os sócios que não aceitem participar dessa farsa operada por grupos que querem só o poder. Mesmo você que não era meu eleitor mostre que tem mais dignidade que seu candidato.

Você que era eleitor do Brant ou do Salgado, repudiem e boicotem também essa tentativa de golpe pelo bem do clube e em respeito a democracia e aos 3.447 Vascaínos que esperaram 3 horas para votar sob o sol escaldante. Não se cadastrem. Que passem vergonha! #nãovaitergolpe"

Vasco