Topo

Santos

Santos: Homem de aço? Genética ajuda a explicar 40 jogos seguidos de Pituca

Diego Pituca carrega a bola em jogo do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Diego Pituca carrega a bola em jogo do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

08/11/2020 04h00

Nos filmes de super-heróis, uma mutação genética geralmente pode originar algum tipo de superpoder ao protagonista da trama. Diego Pituca não é um super-herói, mas sua genética ajuda a explicar como o "homem de aço" do Santos ignora a maratona de jogos numa temporada de calendário apertado, para somar 40 partidas como titular. Isto quer dizer 100% dos compromissos no ano.

O volante santista é o único jogador da equipe a não entrar no rodízio quando o técnico Cuca escolhe poupar algum jogador. Não se trata de uma mutação de ficção científica, claro, mas uma característica física de Pituca.

"O Pituca apresenta um característica genética importante para resistência, porém, a individualização de treinamento e cuidados para sua recuperação são essenciais para a manutenção do bom desempenho e para a diminuir o risco de lesão", explicou Marcelo Takayama, fisiologista do Santos ao UOL Esporte.

O camisa 21 sempre faz os exames de praxe realizados por todos os atletas, mas nunca apresenta um nível alto de desgaste. O Peixe faz um trabalho individualizado com cada jogador.

"Fazemos um controle de carga de todos os atletas, o que possibilita medir o nível de fadiga de acordo com nível de CK e percepções de recuperação, volume e ações de jogo a partir do GPS. E sim: ele sempre apresenta pontuações baixas de desgaste fisiológico. Conseguimos fazer um trabalho interdisciplinar, onde individualizamos desde a suplementação, carga de trabalho, recuperação e preparação física às suas necessidades fisiológicas", disse Takayama.

Tal 'imunidade' de Pituca ao desgaste já é monitorada desde o ano passado. Mesmo diante de um sistema de jogo extremamente intenso proposto pelo ex-técnico Jorge Sampaoli, o volante só não foi titular em dez jogos na temporada e somou 58 partidas no ano.

Dessa forma, o camisa 21 já chegou a 141 partidas em apenas dois anos e meio após sua estreia no profissional do Peixe. A marca já é a quinta maior do atual elenco santista, atrás apenas de Pará (sete temporadas), Alison (nove temporadas), Jean Mota (cinco temporadas) e Lucas Veríssimo (cinco temporadas).

Ele deve ser mais uma vez titular no duelo de hoje (8), às 18h15, no Nabi Abi Chedid, contra o Red Bull Bragantino.

FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO X SANTOS

Data: 08/11/20 (domingo)
Horário: 18h15 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Raul, Lucas Evangelista e Thonny Anderson (Luis Phelipe); Morato (Cuello), Artur e Hurtado. Técnico: Maurício Barbieri

SANTOS: João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Jobson e Jean Mota; Lucas Braga (Madson), Soteldo e Kaio Jorge. Técnico: Cuca

Santos