Topo

Bahia vence Botafogo com gol de pênalti no último lance

Do UOL, em São Paulo

08/11/2020 20h16

Buscando a vitória para se afastar das últimas colocações do Campeonato Brasileiro, Bahia e Botafogo se enfrentaram neste domingo (08) em partida válida pela 20ª rodada, a primeira do returno. Em um jogo pouco movimentado, o time baiano venceu por 1 a 0 com gol de Rodriguinho, de pênalti, no último lance da partida.

Com o resultado, o time comandado pelo técnico Mano Menezes sobe na tabela de classificação, enquanto o clube carioca entra na zona de rebaixamento e tentará a todo custo vencer nas próximas semanas.

Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Red Bull Bragantino e terá a chance de se distanciar da zona de descenso contra um adversário direto. Já o Bahia fará no meio de semana uma partida atrasada, válida pela 18ª rodada, diante do Fortaleza.

Honda e Pedro Raul poupados

Destaques do elenco atual do Botafogo, Honda e Pedro Raul não entraram em campo por opção da comissão técnica. De acordo com o clube, o objetivo era preservar os atletas e evitar um desgaste muscular mais grave.

Cavalieri testa positivo

Com a ausência, de Gatito, Cavalieiri seria o eleito para tomar conta do gol do Botafogo. No entanto, o experiente goleiro testou positivo para a Covid-19 e foi ausência na partida deste fim de semana, dando espaço para Saulo, terceira opção do time carioca.

Guilherme Santos sai de campo chorando

A tarde não foi das melhores para Guilherme. O jogador sentiu fortes dores na perna esquerda após chute de fora da área e saiu de campo chorando, sendo substituído com apenas 14 minutos de jogo.

VAR "salva" goleiro do Botafogo

Aos 43 minutos, o Bahia marcou o gol com Fessin, após uma falha bizarra do goleiro do Botafogo. No entanto, o árbitro de vídeo mostrou ao juiz de campo que houve uma falta do jogador anfitrião segundos antes, anulando assim a marcação.

Foi bem: Sistema defensivo do Bahia

É verdade que o ataque do Botafogo teve uma atuação fraca, porém a dupla de zaga formada por Lucas Fonseca e Anderson Martins, além dos laterais, fizeram um trabalho preciso. Seguros, impediram investidas do adversário e ajudaram na saída de bola.

Quem foi mal: Daniel

O meia do Bahia não teve uma noite positiva, já que teve muita dificuldade na armação de jogadas e de sair da forte marcação do Botafogo. Com isso, foi substituído no meio do segundo tempo, dando lugar ao atacante Gilberto

Atuação do Botafogo

As ausências de Honda e Pedro Raul diminuíram o poderio financeiro do clube carioca, que mal criou durante os noventa minutos. A estratégia era preencher o meio-campo e dificultar as investidas rápidas dos pontas do Bahia.

Atuação do Bahia

Atuando em casa, o time dirigido pelo técnico Mano Menezes tentou comandar o jogo e ter a posse de bola, porém a falta de criatividade e intensidade no meio campo para frente dificultou a estratégia do time. A saída foi aproveitar os erros do adversário, que aconteceu na reta final com Saulo, porém o VAR anulou o gol por uma falta no início do contra-ataque.

História do jogo

A partida começou com muita marcação e pouca criatividade pelas duas equipes. A postura defensiva e menos ousada de ambos têm relação com a posição de Bahia e Botafogo na tabela do Campeonato Brasileiro, já que entraram em campo na décima quinta e décima quarta colocação, respectivamente.

Com isso, os primeiros vinte minutos não geraram qualquer chance de perigo para as metas defendidas por Douglas e Saulo, espectadores até então. As poucas oportunidades perto da área não eram concluídas em gol ou bloqueadas pela defesa adversária.

No final do primeiro tempo, o Bahia marca após falha grosseira do goleiro Saulo, porém o juiz anulou o gol após o VAR mostrar a imagem de uma falta ainda no campo de defesa do clube baiano, o suficiente para anular a marcação.

O segundo tempo não foi muito diferente da primeira etapa, com os dois times apresentando enorme dificuldade em criar chances reais de gol. Com o tempo diminuindo, mais lento ficava a partida e os lançamentos de longa distância começaram a ser vistos como forma principal de chegar ao setor ofensivo.

Curiosamente, a partida registrou a primeira chance real de gol no último lance, em pênalti marcado para o Bahia, já que os poucos arremates em direção às metas foram com pouca força .Na cobrança, gol de Rodriguinho para garantir a vitória dos donos da casa.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 BOTAFOGO

Competição: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 08/11/2020
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha(GO)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Gregore e Elias (Bahia); Matheus Babi, Bruno Nazário e Marcelo Benevenuto (Botafogo)
Gol: Rodriguinho, aos 53 minutos do segundo tempo

Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Anderson Martins e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel (Gilberto); Rossi (Rodriguinho), Fessin (Alesson) e Élber (Marco Antônio). Técnico: Mano Menezes

Botafogo: Saulo; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; José Welison (Luiz Otávio), Caio Alexandre e Bruno Nazário; Kelvin (Kalou), Matheus Babi e Guilherme Santos (Davi Araújo)(Éber Bessa). Técnico: Flávio Tenius