Topo

Grêmio chega a sete jogos sem derrota com 'heróis improváveis' em alta

Thaciano comemora o seu gol na vitória do Grêmio sobre o Juventude, pelas oitavas de final da Copa do Brasil - Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA
Thaciano comemora o seu gol na vitória do Grêmio sobre o Juventude, pelas oitavas de final da Copa do Brasil Imagem: Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/11/2020 04h00

Thaciano fez a diferença contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e confirmou: os heróis improváveis estão em alta no Grêmio. Sem perder há sete jogos, o time de Renato Gaúcho tem ganho fôlego para rebater críticas e contestação ao nível de atuação. O desempenho tem sido levado de arrasto pelos resultados, obtidos com nomes que fogem da lista de destaques do elenco.

A última derrota foi para o Santos, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De lá para cá, cinco vitórias e dois empates. Dos dez gols anotados pelo Grêmio na série invicta, quatro foram de nomes longe dos holofotes. São jogadores que não são considerados decisivos: Isaque, David Braz, Orejuela e, mais recentemente, Thaciano.

Ferreira, Pepê (duas vezes) e Diego Souza (também dois) se juntam ao gol contra o Athletico-PR — feito pelo zagueiro Thiago Heleno — e fecham a listagem de bolas na rede no período.

Para confirmar que existem heróis improváveis, é bom conferir a lista de artilheiros do Grêmio. Diego Souza continua como goleador, somando 14 gols. Pepê já tem 10. Depois aparecem Isaque (4) e nomes como Luciano, Everton Cebolinha, Ferreira, Alisson, Thaciano, Maicon e até Paulo Miranda.

Entre direção e comissão técnica, existe a crença de que o time vai evoluir nas próximas semanas. E os mata-matas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores fazem os olhos brilharem na Arena do Grêmio. Avanços, mesmo que sem grandes atuações, são considerados tônicos para aumentar a confiança do elenco.