Topo

PSG e Real viram turno "desclassificados" e veem brasileiros sob pressão

Atacante brasileiro Vinicius Junior tenta superar polêmicas recentes e pressão por atuações no Real Madrid - REUTERS/Sergio Perez
Atacante brasileiro Vinicius Junior tenta superar polêmicas recentes e pressão por atuações no Real Madrid Imagem: REUTERS/Sergio Perez

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris (França)

05/11/2020 04h00

O final do primeiro turno da fase de grupos da Liga dos Campeões mostra Paris Saint-Germain e Real Madrid fora da zona de classificação. O cenário surpreendente gera pressão nos craques brasileiros para os próximos jogos, sendo os casos de Neymar e Vinícius Júnior os mais delicados.

No grupo B, o Real Madrid tem 4 pontos ao lado do Shakthar Donetsk, mas perde no critério de desempate do confronto direto (time ucraniano venceu o jogo por 3 a 2). O Borussia Mönchengladbach lidera com 5 pontos. Já no grupo H, os líderes são Manchester United e Leipzig, com 6 pontos cada. O PSG divide a terceira colocação com o Basaksehir, com 3 pontos.

"A gente precisava manter a mesma mentalidade e densidade do primeiro tempo. Nos temos 3 jogos ainda, é preciso continuar positivo e melhorar", comentou Marquinhos após a derrota do PSG para o Leipzig por 2 a 1, na noite de quarta-feira.

Para PSG, seleção brasileira atrapalha Neymar

Por conta de uma lesão na coxa esquerda, Neymar foi ausência na Alemanha. A presença é aguardada para a partida de volta contra o time alemão, dia 24 de novembro, mas mais do que isso: a comissão técnica do clube francês não o quer ver em campo nos jogos com a seleção brasileira, contra a Venezuela e Uruguai, nos dias 13 e 17 de novembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Em tratamento, Neymar tem acompanhamento médico por parte da seleção brasileira e não abre mão da disputa. A CBF cogita o corte, mas prefere esperar por sua evolução.

A visão do PSG é de que Neymar sofreu com problemas físicos quando voltou da recente passagem pela seleção, às vitórias contra Bolívia por 5 a 0 e Peru por 4 a 2. Dias depois, ele teve atuação ruim na derrota do time francês para o Manchester United por 2 a 1, no Parque dos Príncipes, pela estreia da Liga dos Campeões.

Sem impedir Neymar de viajar com a seleção, o clube espera ver o atacante brasileiro priorizar a disputa da Liga dos Campeões e abrir mão da presença nas Eliminatórias. Assim, o camisa 10 estaria repousado e sem risco de uma nova lesão. O jogador, no entanto, sente-se capaz de voltar a jogar pela seleção e encarar o Leipzig sem sequelas físicas 6 dias depois.

A situação com Neymar passou a ser vivida por Kylian Mbappé. O atacante francês também teve lesão na coxa e ficou de fora contra o Lepizig. No entanto, ele ainda não foi cortado da seleção francesa e faz questão da presença nos jogos válidos pela Nations League (contra Suécia e Portugal).

Vini Jr ganhou moral em vitória contra Inter-ITA

O Real Madrid minimizou o cenário dramático na Liga dos Campeões ao vencer a Inter de Milão por 3 a 2 graças a uma ação ofensiva dos brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo. Eles fizeram a jogada do gol da vitória do time merengue.

Vinícius Júnior ganhou elogios da mídia madrilena pela assistência, mas ainda está em um ambiente de pressão desde semana passada, quando teve uma crítica de vestiário feita pelo companheiro de ataque Benzema vazada: "Ele joga contra a gente", disparou o francês,

Nos dois jogos seguintes, o brasileiro começou como reserva e viu Eden Hazard reconquistar seu espaço. Com o belga em forma, dificilmente Vinícius Júnior terá chance de atuar desde o início da partida contra o Shakhtar Donetsk, no dia 25 de novembro.

Em situação diferente da vivida com Neymar no PSG, o Real Madrid comemorou a convocação de Vinícius Júnior e espera por um animado retorno antes de voltar a disputar a Liga dos Campeões. O clube também teve o volante Casemiro convocado, enquanto o zagueiro Eder Militão, positivo para Covid-19, foi cortado. Já o lateral esquerdo Marcelo segue fora da lista de Tite.