Topo

Herói do São Paulo em vitória, Volpi quase substituiu Diego Alves no Fla

Léo Burlá e Thiago Fernandes

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

02/11/2020 04h00

Tiago Volpi foi o herói do São Paulo na vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo. O goleiro defendeu dois pênaltis do time carioca, em cobranças de Bruno Henrique e Pedro, e deu assistência para o gol de Luciano. Com a atuação, ele garantiu o triunfo em pleno Maracanã, na tarde de ontem (1), pela 19ª rodada do Brasileirão 2020. O jogador de 29 anos está no Morumbi desde a temporada passada, mas esteve perto de se transferir para o Ninho do Urubu.

No fim de 2018, Diego Alves foi afastado pela comissão técnica de Dorival Júnior no Rubro-Negro. Sem planos para o atleta, a diretoria, liderada pelo então presidente Eduardo Bandeira de Mello, iniciou negociações para contar com Tiago Volpi, que defendia as cores do Querétaro, do México.

As negociações estavam avançadas e deviam ser concretizadas pelo substituto de Bandeira de Mello no cargo de mandatário executivo do Fla. Rodolfo Landim e sua diretoria tinham a incumbência de tentar um acordo com o jogador. Porém, com a mudança na cúpula, a situação foi alterada. Diego Alves ganhou uma segunda chance e se firmou no Flamengo em 2019.

"O Diego Alves, quando a diretoria atual chegou, estava há três meses afastado. Tinha goleiro vindo do México que estava aqui e teve que pegar a ponte aérea para São Paulo", disse o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, à época.

Sem o acordo com o Flamengo, Tiago Volpi foi emprestado ao São Paulo em 2019. Em dezembro do ano passado, o clube acertou a compra em definitivo do atleta. O negócio foi acertado em US$ 5 milhões (R$ 28,7 milhões na cotação atual), com pagamentos em cinco parcelas até junho de 2021.

O goleiro assinou contrato com o São Paulo até dezembro de 2023 e se tornou um dos pilares do time comandado por Fernando Diniz em 2020. No jogo contra o Flamengo, na tarde de ontem, ele viveu o auge ao defender dois pênaltis, cobrados por Bruno Henrique e Pedro, e dar assistência para o gol de Luciano, o quarto do jogo ocorrido no Maracanã.

"É merecimento do Tiago. Aquele momento do Santos, faz tão pouco tempo. Posso falar do Cássio, fazem meme do Cássio. Todo mundo questiona tudo quando as coisas não vão bem. Ele não é outro Volpi, é o mesmo Volpi. Naquele dia, ele falhou. É um grande jogador, uma grande pessoa. Se vocês soubessem como ele é no dia a dia, é um cara que trabalha muito, assim como o Daniel Alves. É um jogador especial, que sempre quer ajudar o São Paulo. É um cara que honra a profissão, sempre joga muito. A gente tem que conviver e sugar ao máximo", destacou Fernando Diniz.