Topo

Botafogo

Botafogo tem acerto próximo com César Farías, técnico da seleção da Bolívia

César Farías tem acerto com o Botafogo e espera aval da seleção da Bolívia - Christian Petersen/Getty Images
César Farías tem acerto com o Botafogo e espera aval da seleção da Bolívia Imagem: Christian Petersen/Getty Images

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/11/2020 19h40

O Botafogo se aproximou de um acerto com o técnico César Farías, técnico da seleção da Bolívia. O venezuelano de 47 anos foi um dos nomes estrangeiros oferecidos ao clube, se empolgou com o projeto apresentado pelo Alvinegro e agora depende apenas da liberação de seu cargo.

Entre o treinador e o clube já está tudo alinhado, restando apenas o aval da Federação Boliviana de Futebol. Farías se reunirá com dirigentes bolivianos ainda hoje (2) para tratar de uma rescisão amigável. O Bota está sem técnico desde quarta-feira, quando optou por demitir Bruno Lazaroni após apenas seis jogos. A diretoria espera anunciar oficialmente o novo treinador já nas próximas horas.

Farías foi treinador da seleção da Venezuela entre 2007 e 2013. Por um breve período, acumulou a cadeira do time principal do país com a do sub-20, classificando a "Vinotinto" pela primeira vez para uma Copa do Mundo. Seu trabalho atraiu o interesse do futebol mexicano, e o treinador foi para o Tijuana, onde chegou às semifinais da "Concachampions".

Depois, decidiu morar nos Estados Unidos, e rescindiu contrato. A ideia do técnico era entender conceitos de hóquei, basquete e futebol americano, tentando aplicá-los ao futebol.

Antes de assumir a Bolívia, César Farías passou pela Índia, assumiu o Cerro Porteño, comprou ações do Zulia FC, de seu país, e venceu o Campeonato Boliviano com o The Strongest, que também levou às oitavas de final da Libertadores em 2016, quando foi eliminado pelo vice-campeão Lanús.

Botafogo