Topo

Atlético-MG

Atlético-MG quer aproveitar campanha de rebaixado do Palmeiras no Allianz

Sampaoli está insatisfeito com desempenho ofensivo do Galo e quer golpear o Verdão em SP - Bruno Cantini/Atlético
Sampaoli está insatisfeito com desempenho ofensivo do Galo e quer golpear o Verdão em SP Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

02/11/2020 04h00

O Atlético-MG busca a recuperação no Campeonato Brasileiro após sofrer queda de rendimento de 50% entre setembro, quando chegou ao primeiro lugar, e outubro, mês em que perdeu a liderança e caiu duas posições na classificação. E para retomar a boa fase, o Galo, atual terceiro colocado com 32 pontos, precisa melhorar seus números jogando longe do Mineirão.

E a oportunidade pode ser boa, desde que o Atlético-MG consiga melhorar sua própria estatística. Oitavo melhor visitante — oito pontos somados em 24 possíveis — o time mineiro ficará frente a frente com um Palmeiras que em casa ostenta números de equipe da zona de rebaixamento.

O Verdão, que contratou o técnico português Abel Ferreira — esperado no Brasil após rescindir com o PAOK — é um dos piores mandantes. O Alviverde figura como penúltimo time neste quesito e somou apenas dez pontos de 24 possíveis [em oito jogos]. Números que colocam o Palmeiras à frente do Goiás, que tem oito pontos em casa, também em oito jogos.

Antes do início da 19ª rodada o Palmeiras era o 17º time no ranking de pontos somados como mandante na atual edição do Brasileiro. Porém, com as vitórias do Corinthians sobre o líder Internacional, e do Coritiba em cima do Atlético-GO, a equipe caiu duas posições.

Com problemas ofensivos, já que cria muitas chances e nos últimos jogos não conseguiu convertê-las em gol, o Galo aposta que o adversário da vez não terá comportamento tão defensivo como seus últimos rivais. E isso pode ser um trunfo para os mineiros na visão do volante Jair.

"A gente não está conseguindo fazer muitos gols contra os times que vêm fechados, mas acredito que o Palmeiras não jogará assim, até porque eles jogam em casa e precisam do resultado. Acredito que será um jogo bom e, como falei, a gente precisa voltar a vencer para nos dar mais confiança na competição", disse o meio-campista.

Apesar do discurso cheio de esperança e expectativa de Jair o Galo tem problemas em sua linha de frente. Artilheiro do time, o atacante Keno [com oito gols] está fora da partida contra os paulistas por ter recebido o terceiro cartão amarelo, no empate em 0 a 0 com o Sport, no último fim de semana.

"O Keno é um jogador importante, o um contra um dele é muito forte, isso tem desequilibrado muito. Quem entrar vai dar o máximo. Assim como o Keno não vai jogar, o Savarino também já não jogou por conta das convocações para a seleção, por isso acredito que quem entrar dará conta do recado e terá o nosso respaldo", garantiu Jair.

Piores sequências

Com apenas cinco pontos somados de 15 disputados nas últimas cinco rodadas, o Atlético-MG quer vencer para não descolar da ponta da classificação. É que os rivais diretos, Internacional e Flamengo, conseguiram ultrapassá-lo nas últimas rodadas, o que não deixou nada satisfeito o técnico Jorge Sampaoli.

"É caprichar na última bola, ter um pouco mais de tranquilidade. Quando a bola não entra, cria aquela ansiedade de fazer o gol de qualquer jeito. É manter a tranquilidade. Depois que a bola voltar a entrar, a gente vai se manter lá em cima, no topo", comentou o lateral-direito Guga.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG

Data: 2 de novembro de 2020, segunda-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Competição: Brasileirão (19ª rodada)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Eder Alexandre (ambos de SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gabriel Veron, Wesley e Luiz Adriano. Técnico: Andrey Lopes (interino).

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco e Nathan (Matías Zaracho); Savarino, Eduardo Sasha e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli.

Atlético-MG