Topo

Fluminense

Odair elogia elenco do Flu por vitória e 1º turno: 'Orgulho muito grande'

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/11/2020 00h41

O Fluminense bateu o Fortaleza fora de casa, venceu mais uma, chegou a oito jogos de invencibilidade e se manteve no G-4 do Campeonato Brasileiro com 32 pontos, apenas três atrás do líder Internacional. Comandante da campanha que surpreende na competição, o técnico Odair Hellmann elogiou o elenco tricolor pelo resultado e pelo primeiro turno.

"É um momento de virada de turno, importante no campeonato, aproveito para agradecer pela dedicação, por comprar a ideia de jogo, a variação que temos, buscando sempre o melhor para o Fluminense. Até agora estamos conseguindo estabelecer esse respeito para que estejamos sempre mais fortes no jogo seguinte. Agradecimento e orgulho muito grande do grupo, que assimilou rapidamente o contexto da competição e é por isso que estamos fazendo uma campanha muito boa, emblemática para o momento que o clube vive e viveu nos últimos anos", disse Odair.

Em sua análise da partida, o treinador fez questão de destacar mais uma vez a diferença entre posição e função, lembrando que atuou com apenas um volante em campo. As variações são parte do trabalho que o técnico tenta aplicar a partir das características do adversário.

"Hoje eu joguei com um volante só, né, Papito? Não posso deixar de brincar (risos) . São as variações que estamos fazendo desde o início do ano. Optamos por lateralizar Hudson e Yago. Quando as coisas encaixam, fazer essa mudança traz um desconforto, mas vimos durante a semana que traria o mesmo padrão que teríamos com o tripé. É importante porque gera confiança. Tivemos o domínio da partida a não ser nos cinco primeiros minutos. Colocamos o Fortaleza cada vez mais para baixo, do bloco médio para trás. Fomos bem em toda a partida. A equipe fez um grande jogo, mereceu muito e por isso teve a vitória", opinou.

Na quarta colocação do Brasileirão, o Fluminense agora terá mais uma semana livre antes de enfrentar o Grêmio, no domingo (8), às 20h30, no Maracanã. A equipe encerrou o primeiro turno e não sairá do G-4 na conclusão desta rodada — o São Paulo, na quinta posição, tem quatro jogos a menos.

Confira outros pontos da coletiva de Odair Hellmann:

Atuação de Yago

A gente no início da semana tinha dúvida quanto ao Yago, que estava voltando de lesão. Ele se estabeleceu nos treinamentos. Ficamos felizes porque independente da variação, a resposta tem sido positiva e é por isso que estamos aliando performance e resultado. É continuar nessa caminhada para conquistar mais coisas, para que a gente possa jogo a jogo, nesse campeonato, conseguir ser forte, diferente do que o Fluminense estava fazendo.

Performance de Ganso

O Ganso entra nesse contexto. É um jogador importante. Não tenho conseguido dar tantas oportunidades a ele. Faz parte do grupo, é importante, quando tenho utilizado, tem dado boa resposta coletiva e individual, e é assim que a gente consegue fazer essa caminhada. Não é personalizando, aqui a gente visa o bem-estar do grupo no contexto geral. Os jogadores sabem que esse é o meu jeito de agir. Ele fez uma boa partida hoje como outros jogadores.

Queda precoce em outras competições

Foi responsabilidade minha. Temos que pegar o contexto para entender. A Sul-Americana foi atípica. Tínhamos três atacantes machucados, jogadores que não estavam inscritos, foi atípico. Tomamos um chute a gol em dois jogos, em uma jogada de lateral, e a bola entrou. Fizemos um ótimo Carioca, tentamos ser campeões, não foi possível, ganhamos só um turno. Mas fizemos grandes jogos nas finais. O título não veio. E a derrota tem que doer. Mas temos que entendê-la para que não se repita. Na Copa do Brasil, fomos mal. Perdemos para o Atlético-GO em seu melhor momento, sem desculpas, com jogadores que já estavam infectados por covid-19. Ainda não ganhamos nada, mas fechamos o turno bem consolidados. Temos que seguir daqui para a frente e fechar isso para que consigamos fechar o ano bem. Conseguimos uma importante vitória, fechamos o turno bem e agora temos que seguir assim para conquistar nossos objetivos.

Protagonista por ser melhor técnico nacional no Brasileirão?

A gente continua com muitas dificuldades financeiras. O presidente e o Paulo estão trabalhando muito para nos dar as condições. Estamos num caminho certo de trabalho desde a direção, passando pela comissão até os jogadores. Não comento nacionalidade. Tem bons treinadores estrangeiros, bons treinadores nacionais. Cada um com seu contexto, mas tem profissionais que precisamos observar, estamos atentos para observar bons trabalhos e boas ideias. É mérito, capacidade e competência dos estrangeiros. Não precisamos criticar um para elogiar outro. É uma questão de oportunidade, competência e momento que se estabelece. Eu não sou protagonista, nem os jogadores. Protagonista é o Fluminense Football Club. Temos que ter tranquilidade. O protagonismo é do clube.

Fluminense