Topo

Fluminense

Em confronto direto por G-4, Flu tenta melhor campanha desde 2014

Invicto e no G-4, Flu deve ter Marcos Paulo e Ganso contra o Fortaleza pelo Brasileirão - MARCELO GONCALVES/ESTADÃO CONTEÚDO
Invicto e no G-4, Flu deve ter Marcos Paulo e Ganso contra o Fortaleza pelo Brasileirão Imagem: MARCELO GONCALVES/ESTADÃO CONTEÚDO

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/10/2020 04h00

Em mais um confronto direto na parte de cima da tabela, o Fluminense enfrenta o Fortaleza, hoje, às 21h, no Castelão, na luta por permanecer no G-4 do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time de Odair Hellmann também pode ultrapassar a pontuação de 2014 e se tornar a segunda melhor campanha dos pontos corridos — com 20 times — fora os anos de título (2010 e 2012).

Caso vença o Leão, o Flu, que tem 29 pontos, chegaria aos 32, ficando atrás apenas dos anos do tri e do tetra brasileiro, e de 2015, quando somou 33 pontos para virar o primeiro turno como quarto colocado — mesma posição atual da equipe na competição. Do lado rival, o Fortaleza tem 24 pontos e ocupa a oitava posição, mas tem dois jogos a menos.

Nos pontos corridos, ainda perderia para 2005 (38 pontos e vice líder com 11 vitórias), mas naquele ano, o Brasileirão ainda tinha 22 times, portanto, dois jogos a mais por turno. A campanha é tão marcante quanto surpreendente, já que o Tricolor não estava entre os favoritos para a competição no início da temporada.

Não à toa, o Fluminense já iniciou as conversas para renovar o contrato de seu comandante. Odair tem vínculo só até dezembro, mas por conta da pandemia de coronavírus, o Brasileiro irá até fevereiro de 2021. Técnico brasileiro mais bem colocado na competição, em 4º, atrás dos gringos Eduardo Coudet (Internacional), Domènec Torrent (Flamengo) e Jorge Sampaoli (Atlético-MG), o "Papito" está valorizado, mas deseja permanecer e negou até sondagens do mundo árabe para ficar no Tricolor.

Para o jogo deste sábado, o time terá três desfalques importantes: Dodi, Nenê e Fred. Referência no meio de campo e ataque, o trio deixou Odair com dúvidas para a partida, onde o técnico terá os retornos de Digão — que cumpriu suspensão automática contra o Santos — e o jovem Luiz Henrique, que estava com a seleção brasileira sub-20.

O Flu montou uma operação para que o atacante vá de Itu para Fortaleza em tempo de jogar. O atacante será opção para o treinador, que não adiantou a escalação. Invicto há sete jogos, o Tricolor pode também igualar 2013, última vez em que conseguiu uma sequência de oito partidas sem perder.

Para isso, precisará se esforçar: o time de Rogério Ceni perdeu apenas uma das oito partidas como mandante até aqui. Em média, supera até o Fluminense, que possui 70% de aproveitamento em casa. O Leão tem 70,8% de média no Brasileirão, e fez 17 dos seus 24 pontos em seus domínios.

"Minha conta é buscar os três pontos contra o Fortaleza. A matemática é essa. Passo a passo, degrau a degrau para se consolidar na parte de cima. Estou feliz com o grupo, mas futebol é como termina na 38ª rodada. Então precisamos corrigir detalhes para estar lá", opinou Odair Hellmann.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA x FLUMINENSE

Data/Hora:
31/10/2020, às 21h
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA - BA) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Onde ver: Premiere e tempo real do Placar UOL

FORTALEZA: Felipe Alves; Gabriel Dias, Roger Carvalho e Jackson, Carlinhos; Juninho, Felipe, Ronald; Tinga, Romarinho e David. Técnico: Rogério Ceni.

FLUMINENSE: Muriel; Igor Julião, Luccas Claro, Nino, Danilo Barcelos; Yuri (Yago), Hudson, Ganso; Michel Araújo (Lucca), Marcos Paulo e Caio Paulista (Felippe Cardoso). Técnico: Odair Hellmann.

Fluminense