PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

Por que São Paulo multou Arboleda por balada e poupou Dani Alves em evento

Robert Arboleda, zagueiro do São Paulo, se envolveu em nova polêmica - Marcello Zambrana/AGIF
Robert Arboleda, zagueiro do São Paulo, se envolveu em nova polêmica Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

30/10/2020 17h40

O São Paulo multou Robert Arboleda depois que vazou o vídeo do jogador em uma balada, na noite de ontem (29), ao lado de outras pessoas e sem o uso de máscara em meio à pandemia do novo coronavírus. A decisão contrasta com o caso de Daniel Alves, que fez um churrasco para cerca de cinco amigos, e não foi punido da mesma forma pela diretoria.

O UOL Esporte apurou que dois aspectos foram determinantes para a punição ao equatoriano: a gravidade do caso e a reincidência. O episódio do meio-campista, embora seja tratado como um equívoco internamente, foi visto de forma mais branda por se tratar de uma confraternização com um grupo reduzido de presentes. A festa do estrangeiro contou com a presença de pessoas fora do seu círculo de amizade e não foi o primeiro deslize fora de campo do defensor.

De fato, Arboleda acumula problemas extracampo desde a sua chegada ao São Paulo, em 2017. O UOL Esporte preparou uma lista com as situações polêmicas vividas pelo equatoriano fora das quatro linhas nas últimas temporadas. Veja, abaixo, os principais casos embaraçosos do jogador estrangeiro:

Salto da laje

Em maio passado, já durante a paralisação do futebol por causa da pandemia do novo coronavírus, o defensor protagonizou uma cena inusitada. Depois de filmar uma sessão de treino físico em sua residência, Arboleda saltou da sacada de sua varanda na direção da piscina. O caso chamou atenção porque colocou em risco a integridade física do próprio atleta.

Camiseta do Palmeiras

Arboleda em foto com a camisa do Palmeiras - Reprodução - Reprodução
Arboleda em foto com a camisa do Palmeiras
Imagem: Reprodução

Em dezembro passado, durante as férias de fim de ano, uma imagem de Robert Arboleda com uma camisa do Palmeiras viralizou nas redes sociais. O jogador apareceu usando o uniforme do rival ao lado de um amigo em Esmeraldas, cidade portuária do Equador. A situação causou desgaste com o atleta no Morumbi. À época, ele teve que se desculpar com os torcedores são-paulinos por meio de nota oficial.

"Gostaria de me desculpar publicamente com os torcedores do São Paulo, membros da comissão técnica, jogadores, diretoria e a todos que se sentiram ofendidos ao me ver vestido com a camisa de outro clube. Errei ao apostar com alguns amigos que vestiria a camisa que eles escolhessem caso fosse derrotado no futebol disputado em minhas férias. Me arrependo profundamente disso", afirmou.

O caso terminou em uma punição da diretoria a Arboleda. O atleta foi multado no salário, e o superintendente de relações institucionais do clube, Diego Lugano, chegou a dizer que o ato foi uma "burrice" do equatoriano: "Está claro que é inadmissível que um jogador do São Paulo vista a camisa do rival, seja no lugar que for, isso é inadmissível. Posso garantir ao torcedor que no caso do Arboleda foi burrice, ele não fazia a mínima ideia se a camisa era do México, da Bolívia, da Chapecoense, de Camarões ou do Palmeiras".

Acidente de carro

Em julho de 2018, Arboleda se envolveu em um acidente de carro durante uma madrugada na capital paulista. O veículo do equatoriano colidiu com uma árvore no bairro Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo. Segundo o relato de testemunhas, o atleta do São Paulo e outro homem, que disse que estava dirigindo o carro, deixaram o local após a batida alegando que estariam à procura de socorro. Duas mulheres ficaram feridas na colisão.

Após o ocorrido, Arboleda foi dispensado do treino que ocorreria naquele dia no CT da Barra Funda por decisão do departamento de futebol do São Paulo.

Camisa pirata do São Paulo

Em dezembro passado, pouco tempo depois de aparecer com a camisa do Palmeiras, o jogador utilizou um uniforme pirata do São Paulo e publicou em suas redes sociais. O ocorrido tornou-se público depois de o próprio jogador colocar a imagem em seu perfil no Instagram.

São Paulo