Topo

Santos

Campeão como jogador, Cuca inicia busca por título que não tem como técnico

Técnico Cuca domina bola em treino do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Técnico Cuca domina bola em treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

28/10/2020 04h00

O Santos estreia hoje (28), às 16h, em duelo com o Ceará, na Vila Belmiro, na Copa do Brasil de 2020. O jogo é válido pelas oitavas de final do torneio que o técnico Cuca tem história como jogador, mas ainda busca seu primeiro título como treinador.

A primeira edição da Copa do Brasil foi disputada em 1989 e teve o Grêmio como campeão. Na final contra o Sport, foi o meia-atacante Cuca que fez o segundo gol da equipe gaúcha, que garantiu o primeiro título da competição nacional.

Cuca penduraria as chuteiras sete anos mais tarde e iniciaria a carreira como treinador. É hoje um dos técnicos mais vitoriosos em ação na Série A do Brasileirão, com 11 títulos, entre eles os dois mais importantes: o Campeonato Brasileiro, de 2016 com o Palmeiras, e a Copa Libertadores, de 2013 com o Atlético-MG.

A Copa do Brasil, no entanto, ainda é um torneio que lhe falta como treinador. A melhor campanha se deu em 2007, quando levou o Botafogo até as semifinais, mas acabou eliminado pelo Figueirense.

O Peixe começa sua trajetória hoje e sabe dos dois lados da moeda: enquanto o torneio mata-mata eleva a chance de um clube com elenco curto, como Cuca avalia o grupo santista, também aumenta a maratona de jogos, uma vez que o Santos segue vivo também na Copa Libertadores além do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
SANTOS x CEARÁ

Competição: Copa do Brasil - Oitavas de final
Data: 28/10/2020 (quarta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

SANTOS: João Paulo; Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca e Arthur Gomes; Lucas Braga (Marcos Leonardo), Soteldo e Marinho. Técnico: Cuca

CEARÁ: Fernando Prass; Eduardo (Samuel Xavier), Luiz Otávio, Tiago e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles, Fernando Sobral e Vinícius; Léo Chu (Leandro Carvalho) e Rafael Sóbis. Técnico: Guto Ferreira

Santos