Topo

Mourinho defende Bale e alfineta Real: 'Anos sem as quartas da Champions'

Bale e Mourinho conversam durante jogo do Tottenham contra o West Ham, pelo Campeonato Inglês - Clive Rose/Getty Images
Bale e Mourinho conversam durante jogo do Tottenham contra o West Ham, pelo Campeonato Inglês Imagem: Clive Rose/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/10/2020 20h37

O técnico José Mourinho, do Tottenham, saiu em defesa do atacante Gareth Bale em entrevista coletiva hoje. Questionado sobre a reputação do jogador após período conturbado no Real Madrid, o português exaltou os feitos do atleta no clube espanhol — e, de quebra, ainda alfinetou o seu ex-time.

"Uma coisa é a reputação, outra são os fatos. Adoraria ter a reputação dele e quatro Ligas dos Campeões. Só tenho duas. Os fatos mostram que Gareth fez a diferença nesse clube [Real]", disse Mourinho.

"Durante mais de uma década, não chegaram sequer às quartas de final da Champions. Deram um grande salto com três semifinais consecutivas e, depois que ele chegou, ganharam quatro em cinco [edições]. Para mim, estes são os fatos", acrescentou.

De fato, o Real Madrid passou seis anos caindo consecutivamente nas oitavas de final da Liga dos Campeões — entre as temporadas 2004-05 e 2009-10. Foi justamente depois da chegada de José Mourinho ao Santiago Bernabéu, em 2010, que o clube alcançou as semis da competição por três edições seguidas.

Gareth Bale, por sua vez, foi contratado pelo Real em 2013 e, durante sua passagem pela Espanha, venceu quatro vezes a Champions. Ele retornou ao Tottenham neste ano por empréstimo junto aos merengues.

Vale lembrar que Gareth Bale saiu de maneira tumultuada do Real Madrid. O jogador teve atrito com o técnico Zinédine Zidane e causou incômodo no clube em alguns episódios. Em um deles, Bale exibiu uma bandeira com provocação ao Real enquanto defendia a seleção de País de Gales.

Polêmica à parte, o Tottenham se prepara para enfrentar o Royal Antwerp, amanhã, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga Europa.