Topo

Dia do Flamenguista: Qual a origem da data festiva para os rubro-negros?

Torcida do Flamengo celebra hoje o "Dia do Flamenguista" - Alexandre Vidal / Flamengo
Torcida do Flamengo celebra hoje o "Dia do Flamenguista" Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/10/2020 17h45

Durante o dia de hoje (28), muitos rubro-negros usaram as redes sociais para externar a paixão pelo clube da Gávea, enaltecer a história e celebrar o "Dia do Flamenguista". O assunto chegou a ser um dos mais comentados no Twitter. Mas por que a data se tornou comemorativa para a torcida do Fla?

O Dia do Flamenguista coincide com o Dia de São Judas Tadeu, que é padroeiro do clube. Muitos rubro-negros, inclusive, são devotos daquele que ficou conhecido como o santo das causas impossíveis.

A relação entre o Flamengo e São Judas Tadeu ganhou laços mais fortes na década de 50, quando o Rubro-Negro atravessava um jejum de títulos. Na ocasião, Padre Góes, que era pároco da igreja de São Judas, rezou uma missa na Gávea. Além disso, pediu ao elenco que acendesse uma vela para o santo. Pouco depois, o clube conquistou o tri do Carioca, levantando a taça em 1953, 1954 e 1955.

Tal data foi sancionada em 2007, pelo então prefeito César Maia, baseado na proposta do vereador Jorge Mauro. Desde então, integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Logo mais, a equipe comandada por Domènec Torrent encara o Athletico-PR, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena da Baixada. Claro que o pedido por vitória sobre o Furacão e pelo título da competição não faltaram ao longo deste dia especial.

Vale salientar que há uma ligação "informal" entre o Flamengo e São Jorge, um santo popular e que tem muitos devotos na torcida rubro-negra. No "Samba Rubro-Negro", de autoria de Wilson Batista e que ficou conhecido na voz de João Nogueira, inclusive, há o verso "Eu já rezei pra São Jorge / Pro mengo ser campeão". São Jorge, porém, oficialmente, é padroeiro do Corinthians.