Topo

Polícia revista jogadores do Paysandu após mulher julgá-los suspeitos

Debu (foto) e George foram revistados em ônibus  - Jorge Luiz/Paysandu
Debu (foto) e George foram revistados em ônibus Imagem: Jorge Luiz/Paysandu

Denise Bonfim

Do UOL, em São Paulo

27/10/2020 18h39

O Paysandu denunciou um caso de racismo envolvendo dois jogadores que atuam na equipe sub-23 do clube, ocorrido na noite da última segunda-feira, 26.

George e Debu voltavam para a casa do treino quando o ônibus em que estavam foi parado pela polícia. Segundo os agentes, uma passageira havia denunciado a dupla como "suspeita" por telefone. Os atletas precisaram descer para que uma revista pessoal fosse realizada. Um deles carregava uma necessaire, e o outro, uma mochila.

Segundo a assessoria do clube, a dupla foi orientada a registrar um boletim de ocorrência, mas, constrangida pela situação e dada a dificuldade de identificar quem telefonou para a polícia, preferiu não prestar queixa.

Além de apoio jurídico, o Paysandu informou que prestou toda a orientação psicológica para os atletas. O clube divulgou uma nota de repúdio em seu site oficial.

Leia na íntegra:

Até quando a presença de jovens negros em um local público vai incomodar a sociedade?

Nossos atletas George e Debu, do time sub-23, voltavam para casa ontem à noite, quando o ônibus em que eles estavam recebeu ordem de parada, depois que uma passageira acionou a polícia para denunciar que havia suspeitos ali.

Os jogadores tiveram de descer do coletivo para revista pessoal. Foram minutos de muito constrangimento. Na mochila, nada de armas ou drogas, como devia imaginar a denunciante. Eles carregavam apenas chuteiras e os uniformes banhados de suor, após mais um dia de treino.

George e Debu poderiam ter tido um dia melhor, mas não. Terminou de uma maneira muito desconfortante para dois jovens humildes, negros, que precisaram dar explicações por simplesmente não terem feito nada.

A vocês, George e Debu, toda a nossa solidariedade e dividimos esse sentimento de revolta com ambos.

Eles receberam todo o suporte psicológico e jurídico do clube.

Já chega de racismo! Basta!

O time sub-23 do Paysandu enfrenta o Juventude, do Rio Grande do Sul, na próxima quinta-feira, 29, pelo Brasileirão de Aspirantes.