Topo

Cruzeiro

Cruzeiro anuncia fim do "transfer ban" na Fifa e pode registrar atletas

Dívida da Raposa com o Zorya-UCR impedia inscrições de jogadores  -                                 FIFA
Dívida da Raposa com o Zorya-UCR impedia inscrições de jogadores Imagem: FIFA

Guilherme Piu

27/10/2020 14h15

O Cruzeiro anunciou na tarde de hoje (27) o fim da punição imposta pela Fifa e, com isso, o clube volta a ter condições de registrar atletas no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O transfer ban [impedimento de contratações] imposto pela entidade máxima do futebol ao clube celeste aconteceu pela dívida que a Raposa tinha com os ucranianos do Zorya, ainda pela compra do atacante Willian "Bigode", em 2013.

O valor da pendência se aproximava de R$ 7 milhões e foi pago há mais de dez dias após aporte financeiro de um grande parceiro cruzeirense.

Encerrar esse problema era uma das promessas que a diretoria celeste havia feito ao técnico Luiz Felipe Scolari. Para acertar com o Cruzeiro, Felipão fez algumas exigências e terminar essa questão envolvendo as punições na Fifa era uma dessas.

Além da dívida com o Zorya, que gerou conflitos administrativos entre os clubes, o Cruzeiro também pagou pendências da aquisição do atacante argentino Ramón Ábila, e solucionou o problema com a comissão técnica de Paulo Bento. O treinador português também cobrava da Raposa na Fifa.

No total, aproximadamente R$ 10,8 milhões foram pagos pelo Cruzeiro nessas operações para "zerar" os compromissos na Fifa.

Registro de reforços

O Cruzeiro ainda pode fazer seis registros de novos atletas na CBF. Havia três jogadores na fila, os meia-atacantes Iván Angulo e Matheus Índio, e o meia Giovanni Piccolomo.

Apenas Giovanni deve ter o seu registro realizado. O jogador, que veio do Coritiba e já treina há semanas na Toca II, ganhou o aval de Felipão, por isso ficará à disposição.

Situação diferente a de outros jogadores, já que Angulo, emprestado ao Palmeiras, já deixou o clube rumo ao Botafogo, e Matheus Índio ainda terá seu futuro definido.

Mais informações em instantes

Cruzeiro