Topo

Barcelona

Bartomeu renuncia e deixa presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu falou sobre Ernesto Valverde durante coletiva de apresentação de Quique Setién no Barcelona - Albert Gea/Reuters
Josep Maria Bartomeu falou sobre Ernesto Valverde durante coletiva de apresentação de Quique Setién no Barcelona Imagem: Albert Gea/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/10/2020 16h01

Josep Maria Bartomeu não é mais presidente do Barcelona. O dirigente apresentou a sua renúncia hoje e deixa o cargo máximo do clube catalão. A informação foi confirmada pelo Barça.

Segundo o diário catalão Sport, Bartomeu e outros dirigentes do Barça decidiram renunciar após reunião de urgência do Conselho de Administração do clube nesta terça-feira.

A renúncia de Josep Maria Bartomeu acontece um dia após ele negar os rumores de possível saída do clube. Ontem, o agora ex-presidente do Barcelona disse depois de uma extensa reunião com a diretoria que o pedido de demissão "nunca passou pela sua cabeça".

A decisão de Bartomeu pela renúncia se deu depois que o governo da Catalunha declarou que não havia impeditivos para a realização do referendo de voto de censura. A moção movida por mais de 20 mil sócios avaliaria a permanência do presidente e outros dirigentes à frente do clube.

Como as autoridades alegam que "não há impedimentos jurídicos, nem sanitários", Bartomeu deveria se reunir com caráter de urgência para anunciar a convocação do referendo ou apresentar sua demissão, o que foi feito nesta tarde.

Josep Maria Bartomeu deixa o Barcelona em meio a uma crise política e atritos com a tentativa de saída de Lionel Messi no início da temporada. O craque argentino buscou a rescisão unilateral com base em uma cláusula contratual. Apesar da permanência no Camp Nou, o jogador havia deixado claro a sua insatisfação com a atual direção do Barcelona.

Amanhã, o Barcelona enfrenta a Juventus pela segunda rodada da fase se grupos da Liga dos Campeões. A equipe vem de derrota por 3 a 1 no clássico contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol.

Barcelona