Topo

Gerson compensa falhas e ajuda Flamengo a segurar Inter na briga pela ponta

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2020 04h00

O Flamengo fez grande partida no empate com o Internacional, mas por muito pouco não viu o adversário se desgarrar na liderança do Campeonato Brasileiro. O time carioca criou inúmeras oportunidades, mas deu dois gols de presente aos donos da casa ainda no primeiro tempo. As falhas individuais pareciam cobrar um preço alto, mas o Rubro-negro arrancou empate nos minutos finais com importante participação de Gerson e manteve a disputa em igualdade de pontos.

Ciente da forma como o Flamengo gosta de sair tocando a bola desde o goleiro, o Inter fez uma marcação fortíssima no setor ofensivo. A tática deu certo, e Isla e Gustavo Henrique cometeram erros individuais que resultaram em gols do Colorado.

No primeiro lance, Isla dominou na defesa, pelo lado direito, e ficou sem opções de passe. Com recursos, tentou driblar Patrick, que efetuou o desarme já dentro da grande área e rolou para Abel Hernández abrir o placar.

O segundo foi em lance parecido. A defesa trocou passes até Willian Arão recuar novamente para Gustavo Henrique. Apertado, o zagueiro optou por dominar a bola em vez de dar um passe de primeira. Foi o suficiente para Abel Hernández apertar a marcação e forçar o passe errado nos pés de Thiago Galhardo, que dominou e marcou com categoria.

No intervalo, o técnico Domènec Torrent realizou algumas mudanças de posicionamento que mudaram o rumo da partida. Gerson foi recuado para auxiliar na saída de bola, e o crescimento foi evidente. Sob a batuta do camisa 8, o Flamengo cresceu de produção e passou a pressionar o rival em busca da virada. Em determinado momento, inclusive, parecia uma mera questão de tempo.

O Inter, no entanto, conseguiu se defender com maestria. Quando não dava na organização tática, os jogadores demonstravam entrega fora do comum. Além disso, os gaúchos respondiam com perigo nos contra-ataques, mas não como ocorreu no primeiro tempo.

O Flamengo insistiu com Gerson até os últimos minutos. E foi justamente do pé do camisa 8 que saiu o gol de empate. Ele iniciou jogada pela esquerda e cruzou na medida do baixinho Everton Ribeiro se tornar um gigante e mandar de cabeça para o fundo das redes. Empate muito comemorado pelo Flamengo, que superou erros para manter o Colorado por perto na classificação.