Topo

Fluminense

Bastidores do Flu: organizada dá bandeira a Cuca por arrancada de 2009

Siga o UOL Esporte no

Caio Blois e Éder Traskini

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2020 13h20

Antes da vitória por 3 a 1 sobre o Santos, que colocou o Fluminense no G-4, o técnico adversário, Cuca, recebeu uma homenagem no hotel onde o Peixe estava hospedado. O treinador recebeu da Força Flu, uma das organizadas tricolores, uma bandeira por sua passagem no clube em 2009, quando comandou a equipe na histórica arrancada contra o rebaixamento.

Naquele ano, o Tricolor tinha 99% de chances de descenso para a Série B, mas conseguiu se manter na primeira divisão em uma sequência invicta de sete jogos, com seis vitórias e um empate nas últimas sete rodadas.

Técnico daquele time, Cuca é sempre lembrado com carinho pelo torcedor. Após sua chegada, alguns jogadores foram afastados, jovens foram integrados e, com Fred voando em campo, o Fluminense se livrou do rebaixamento para ser campeão em 2010, ano em que o treinador ainda começou o Brasileirão no comando do Tricolor.

No domingo, dia do jogo, por outro lado, a Bravo 52, movimento popular da arquibancada tricolor, protestou contra Robinho — que chegou a ser anunciado pelo Santos, mas teve seu contrato suspenso por ter sido condenado por estupro na Itália — e incluiu Cuca entre os alvos.

Ainda jogador do Grêmio, o treinador foi condenado na Suíça por abusar de uma jovem de 13 anos. A tese de estupro, entretanto, foi descartada pela justiça do país, e a condenação foi por conta da idade da vítima.

Fluminense