Topo

Renato nega priorizar Copa do Brasil após poupar titulares em Curitiba

Do UOL, em São Paulo

25/10/2020 21h28

Após preservar a maior parte da equipe titular do Grêmio na vitória por 2 a 1 diante do Athletico, hoje (25), na Arena da Baixada, o técnico Renato Portaluppi negou que as atenções do Tricolor gaúcho estejam voltadas às copas que o clube disputa: Libertadores e Copa do Brasil.

"Todos os clubes estão poupando, não só o Grêmio. Você vai dizer que eles também desistiram do Brasileiro? O Grêmio é muito grande, tem um plantel muito bom e grande, por que não vou aproveitar isso? O Grêmio não vai largar o Campeonato Brasileiro. Inclusive, eu sou louco para ganhar um pelo Grêmio. O torcedor pode ficar tranquilo. Entramos para ganhar em todas as competições que a gente disputa. Mudamos mais no Brasileiro porque é um campeonato com 38 rodadas", disse o treinador minutos após a virada sobre o Furacão.

Uma semana após desafiar Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, para um debate ao vivo sobre o VAR, Renato contemporizou a questão e rasgou elogios ao árbitro Flavio Rodrigues de Souza por sua atuação e de seus auxiliares na Arena da Baixada e ressaltou, inclusive, que a arbitragem brasileira "não deve nada" às de outros países.

"Aproveito para elogiar o árbitro da partida e seus auxiliares pela brilhante atuação. Não critico a arbitragem. Depois do jogo, eu estava conversando com eles numa boa. Em um determinado momento, a gente estava até rindo. Sempre converso. Não só porque o Grêmio ganhou. Empatando, perdendo ou vencendo, eu sempre cumprimento a arbitragem. Mas hoje a atuação foi muito boa. Sou sincero, sempre falei que nós temos grandes árbitros aqui no Brasil. A gente não deve nada para os árbitros lá de fora e hoje foi mais uma prova disso. Não é da boca para fora. Nossa arbitragem tem sido muito cobrada, por todos. A única "bronca" que fiz recentemente, se podemos dizer assim, foi que eu disse que os árbitros deveriam consultar mais o VAR em lances dentro da área. Ir lá mais vezes. Essa é minha única crítica construtiva", ponderou.

Com a vitória de hoje (25), o Grêmio subiu para a nona posição do Brasileirão, com 24 pontos. O Tricolor gaúcho volta a campo na quinta-feira (29), quando recebe o Juventude, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.