Topo

Santos

Nos trilhos de Rafael, João Paulo chega ao 20º jogo e até supera ídolo

João Paulo foi destaque da vitória do Santos sobre o Ceará - Samuel Andrade/Santos FC
João Paulo foi destaque da vitória do Santos sobre o Ceará Imagem: Samuel Andrade/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

25/10/2020 04h00

O goleiro João Paulo chega hoje (25), às 16h, contra o Fluminense, no Maracanã, ao seu 20º jogo pelo Santos na temporada. O atleta começou o ano como quarta opção no Peixe e, hoje, é considerado um dos melhores da posição no Campeonato Brasileiro.

João tem como ídolo um goleiro que viveu situação semelhante em seu início no Santos. Trata-se de Rafael Cabral, que tornou-se titular de maneira inesperada. E o aproveitamento do atual arqueiro santista nos primeiros 19 jogos até supera os números do início de Rafael, multicampeão pelo Peixe.

O atual camisa 34 já havia feito uma partida como profissional do Santos em 2017, um empate em 0 a 0 com o Vasco. Desde então, voltou ao banco e aguardou sua oportunidade - que, a exemplo de Rafael, surgiu de repente.

Vanderlei, então reserva imediato de Everson, foi negociado com o Grêmio, e o antigo titular acionou o Peixe na justiça. Foi assim que João Paulo se tornou o reserva imediato e assumiu o posto a partir de uma lesão de Vladimir. Dali, nunca mais saiu: foram 19 jogos, com dez vitórias, seis empates e três derrotas, 63% de aproveitamento dos pontos disputados e 20 gols sofridos no período.

"Fico muito feliz por poder retribuir a confiança da comissão técnica em mim. Essa sequência de 20 jogos como titular é um orgulho, sempre sonhei em receber essa oportunidade, trabalho para isso desde que passei a integrar o elenco profissional. Espero poder seguir fazendo um bom trabalho e ajudando o Santos para que esses números cresçam ainda mais", disse João Paulo.

O início de Rafael se deu pouco mais de um mês antes de uma final de Copa do Brasil. O atual goleiro Reading, da Inglaterra, venceu dez, empatou dois e perdeu sete de seus primeiros 19 jogos no Peixe, registrando aproveitamento de 56%. Foram 18 gols sofridos por Rafael no período e um título conquistado, do torneio nacional em cima do Vitória, em 2010.

Antes de deixar o Peixe, vendido ao Napoli, Rafael ainda conquistaria uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana, além de ter se sagrado tricampeão do Campeonato Paulista.

"Com certeza me espelho muito nele, tive a oportunidade de treinar ao lado dele aqui no Santos e aprendi demais com essa convivência. Sem dúvida nenhuma é um dos meus ídolos na posição. Espero conquistar também tudo o que ele conquistou aqui no clube", projetou João Paulo.

João Paulo e Rafael treinam juntos no Santos - Santos FC - Santos FC
Imagem: Santos FC

Santos