Topo

Tite explica ausência de Dani Alves e elogia Vini Jr: "tem 6, 7 marchas"

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

23/10/2020 11h22

O técnico Tite, da seleção brasileira, afirmou que "o momento é determinante" ao ser questionado sobre a ausência de Daniel Alves, meia do São Paulo, na convocação para os próximos jogos das Eliminatórias. O Brasil enfrenta a Venezuela no dia 13 de novembro, no Morumbi. Depois, viaja ao Uruguai para atuar no estádio Centenário no dia 17. Os horários ainda não foram definidos.

O recado, segundo o treinador, é direcionado também para todos os outros atletas observados. "No caso do Daniel e todos aqueles que foram convocados anteriormente o respeito é grande, as pessoas sabem. O que há? É uma competição em alto nível e o momento de cada um acaba sendo determinante. Tu faz escolhas, abre o acompanhamento da melhor performance e da possibilidade de convocação. A escolha foi do momento pelo Gabriel [Menino, do Palmeiras] tendo todos os outros em acompanhamento", relatou Tite, que aponta três fatores para a convocação.

"Eu digo que atleta de alto nível concorre em patamares elevados, então todos esses atletas que não vieram, mas estão no nosso acompanhamento, têm seu histórico, momento dele e uma projeção futura acompanhados. E nesses três itens tem essa competição leal que tem que existir para elevar o nível técnico. E a partir daí escolhas, que são a responsabilidade da atribuição do treinador."

Os laterais-direitos convocados por Tite foram Danilo, da Juventus, e Gabriel Menino, do Palmeiras.

"Marchas" de Vinícius Júnior

Tite também abordou a escolha por Vinícius Júnior na lista de convocados em substituição a Rodrygo. O técnico destacou as "virtudes físicas" do jogador do Real Madrid e o comparou a um veículo com "seis ou sete marchas".

"Ele é um jogador de abertura, amplitude, ponta, externo... Ele tem virtudes físicas extraordinárias. Se um carro normal tem cinco marchas, ele tem seis ou sete marchas. Esses jogadores que são jovens, esse processo de maturidade que eles vão tendo em seus clubes. Por isso essa utilização por vezes do Vini, por vezes do Rodrygo, eles vão ter essa ascensão, consolidação de desempenho."

Retorno de Alisson

Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção, confia que o goleiro Alisson vai se recuperar completamente até os próximos compromissos da seleção - ele se machucou no fim do mês passado.

"Ele sofreu lesão no ombro em 30 de setembro de 2020 por trauma, um atleta da própria equipe caiu no ombro dele. No dia 15 de outubro voltou a campo para treinamento", disse.

"Doutor Rodrigo Lasmar em contato com o departamento médico do Liverpool adiantou que o Alisson fica à disposição do Klopp a partir de 31 de outubro, então terá três jogos de participação antes da apresentação, o que Taffarel acha suficiente para se apresentar em perfeitas condições."

Força de Coutinho

A comissão técnica da seleção se mostrou impressionada com a evolução física do meia Philippe Coutinho e revelou que a má atuação na vitória por 4 a 2 sobre o Peru, no dia 13, tem relação com uma indisposição que ele teve horas antes de a bola rolar.

"Coutinho é muito dedicado ao aspecto físico, ficou mais dedicado na passagem pelo Bayern, 4kg de massa muscular, 5kg ganhos ao todo. Na véspera do jogo ele teve uma diarreia aguda, até 12h da data do jogo estávamos em dúvida se ele teria condição. Doutor Rodrigo disse que teria, mesmo assim observamos o quanto ele aguentaria, porque entrou debilitado", disse o preparador Fábio Mahseredjian.

Já Tite se ateve ao aspecto tático da convocação: "É um jogador criativo e a faixa central do campo é fundamental para que exerça criatividade. Pode fazer recomposição pelo lado, mas capacidade que ele tem e que demos a ele e ao Neymar de liberdade criativa é sua função."