Topo

OPINIÃO

Arnaldo: São Paulo e Fortaleza é o maior jogo da carreira para Ceni e Diniz

Do UOL, em São Paulo

23/10/2020 17h11

A decisão do primeiro clube classificado para as quartas de final da Copa do Brasil no domingo, às 20h30, coloca frente a frente mais uma vez o São Paulo de Fernando Diniz e o Fortaleza de Rogério Ceni, ídolo do clube paulista e que tem o trabalho elogiado como treinador, enquanto Diniz é por vezes criticado, especialmente depois de eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores, o que torna o jogo mais importante para o clube que busca um título desde 2012 e que jamais venceu a competição.

No podcast Posse de Bola #67, Arnaldo Ribeiro ressalta a importância do jogo para o São Paulo, para o Fortaleza e, principalmente, para as carreiras dos técnicos Fernando Diniz e Rogério Ceni, com um podendo se afirmar no clube e o outro se vingar de uma gestão que o afastou, além da possibilidade de se firmar como o treinador brasileiro do momento.

"Para o Diniz é claramente a partida mais importante da carreira. O São Paulo é o time que ele mais defendeu como treinador até hoje, ele não tem nenhuma grande conquista como treinador, ele não teve a chance no São Paulo de ter um confronto para eliminar alguém. O Mirassol do WhatsApp não conta, sinto muito, uma partida só, nem era considerada na época uma partida decisiva, agora é uma partida decisiva, e justamente contra quem? Contra o Rogério Ceni, que é a grande sombra do Fernando Diniz", afirma Arnaldo.

"O Rogério Ceni tendo sucesso como treinador, está claro, está evidente, os candidatos à presidência do São Paulo estão querendo falar com o Rogério Ceni, marcando reunião para o ano que vem, e o Fernando Diniz tem uma chance grande de provar que é um técnico à altura do Rogério Ceni. Hoje ele é considerado, tendo mais tempo de carreira, um técnico inferior ao Rogério Ceni", completa.

Se o confronto tem grande importância para Diniz, Arnaldo acredita que para Ceni também é uma oportunidade única a de eliminar seu ex-clube nos meses finais de uma gestão que o demitiu quando atuou como técnico do São Paulo.

"Para o Rogério Ceni, eu acho que seria, digamos, uma chancela, a última, de melhor treinador brasileiro no momento, depois de um ano muito bom, do título recente do estadual, de uma campanha no Brasileiro impressionante, numa parte de cima na tabela, e assim dá para perceber dessa vez a fome que ele tem e ele sabe o peso de eliminar o São Paulo, o seu São Paulo no seu Morumbi diante de uma gestão que está em reta final e que o demitiu lá atras e o afastou do São Paulo, então para ele também tem um sabor particular muito grande", diz Arnaldo.

O jornalista também ressalta a mudança de postura da torcida são-paulina, que nos jogos anteriores de Ceni como adversário, homenageou o ex-goleiro com faixas, mas decidiu deixar de fora o material que faz referência ao ídolo por enxergá-lo como adversário.

"Ela considera que o Rogério Ceni, enfim, é no domingo adversário, é curioso isso também, porque até então não foi considerado adversário o Rogério Ceni nos outros confrontos, era sempre homenagem. Agora o Rogério Ceni é adversário para a torcida do São Paulo, então esse é um jogo que tem todos esses componentes, tendo os treinadores como protagonistas. É a partida mais importante sim das carreiras curtas até agora de Rogério Ceni e Fernando Diniz", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.