Topo

Internacional

Técnico da Católica era alternativa para o Inter antes de acerto com Coudet

Ariel Holan, treinador da Universidad Católica, por pouco não comandou o Inter - Divulgação/U. Católica
Ariel Holan, treinador da Universidad Católica, por pouco não comandou o Inter Imagem: Divulgação/U. Católica

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2020 04h00

Ariel Holan estará no reservado da Universidad Católica no jogo de hoje (22), às 21h30 (de Brasília), pela última rodada do Grupo E da Libertadores. Mas poderia estar no banco do Internacional. O treinador argentino era alternativa para o time brasileiro antes da contratação de Eduardo Coudet.

A procura por um treinador começou a partir da demissão de Odair Hellmann, em outubro de 2019. O perfil traçado pelo Colorado previa uma ruptura com o que vinha sendo feito. Internamente, o clube decidiu que pretendia um profissional para montar um time ofensivo, que fosse protagonista jogando em casa ou fora.

No topo da lista estava o então técnico do Racing. Eduardo Coudet tinha todas as características almejadas pelo comando da equipe de Porto Alegre. Mas, empregado, não poderia assumir o time imediatamente e a negociação para saída da equipe de Avellaneda demoraria um pouco.

Entre encontros e conversas na Argentina, o Inter esteve muito otimista por vezes, mas outras nem tanto, e tratou de alinhar um "plano B". Enquanto o "sim" de Coudet não vinha, semelhanças foram encontradas no trabalho de Ariel Holan, que não tinha assinado com qualquer clube desde sua saída do Independiente.

Holan também era visto como grande estrategista, adepto de um futebol ofensivo e atraente, com fama de boa relação com os jogadores e de conseguir tirar deles até mais do que poderiam dar naturalmente. O atual comandante da Católica por pouco não tomou a dianteira no processo.

Eis que finalmente Coudet disse sim. O Inter acertou-se com ele, estabeleceu que a chegada ocorreria na virada do ano e que até lá ele cumpriria os compromissos no Racing. A direção, em seguida, contratou Zé Ricardo para fechar 2019, crente no acerto.

Antes de firmar com a Católica, Ariel Holan esteve de novo perto de trabalhar no Brasil. Fluminense, Santos, Athletico Paranaense, todos sondaram a situação do técnico em algum momento até dezembro do ano passado, quando ele foi anunciado pelo clube chileno.

FICHA TÉCNICA:

UNIVERSIDAD CATÓLICA x INTERNACIONAL
Data e hora:
22/10/2020 (Quinta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago (Chile)
Arbitro: Mauro Vigliano (ARG)
Auxiliares: Cristian Navarro e Julio Fernández (ambos ARG)

UNIVERSIDAD CATÓLICA: Dituro; Rebolledo, Lanaro, Huerta e Parot; Fuenzalida, Saavedra e Piñares; Lezcano, Zampedri e Puch. Técnico: Ariel Holan

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Heitor, Zé Gabriel, Cuesta e Uendel; Lindoso, Edenilson, Marcos Guilherme e Patrick; Thiago Galhardo e Abel Hernández. Técnico: Eduardo Coudet

Internacional