Topo

OPINIÃO

Menon: Torcida do Palmeiras não se ilude com a liderança na Libertadores

Do UOL, em São Paulo

22/10/2020 04h00

O Palmeiras goleou o Tigre por 5 a 0 ontem pela última rodada da fase de grupos da Libertadores e garantiu pelo terceiro ano consecutivo a liderança geral da competição, o que dá ao clube uma vantagem de decidir em casa todos os confrontos de mata-mata, exceto no caso de chegar à final, que é em jogo único e será realizada no Maracanã. Mas o futebol palmeirense condiz com a melhor campanha?

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL, apresentada por Isabella Ayami e com os comentários dos jornalistas Débora Miranda, Menon e Renato Maurício Prado, a campanha do Palmeiras é analisada e Menon diz que os próprios torcedores palmeirenses não se iludem com a campanha na competição sul-americana devido ao futebol jogado por um time que há uma semana demitiu o treinador Vanderlei Luxemburgo e ainda está em busca de um substituto.

"Eu acho que essa primeira fase da Libertadores é meio uma roleta, porque os grupos são muito desiguais, tem grupo difícil. Por exemplo, o São Paulo, que merecia a desclassificação sempre, jogou muito mal, estava em um grupo difícil, o Santos estava em um grupo fácil, com o Delfín, com Defensa y Justicia, e o grupo do Palmeiras também é fácil. O time estava bem com o Luxemburgo, estava ganhando todos os jogos, conseguiu ganhar na altitude do Bolívar, que era uma pedra no sapato", diz Menon.

"O futebol que o Palmeiras está jogando não está legal, a gente sabe disso. Hoje jogou bem eu acho que mais pela fragilidade do adversário, eu acho que o Wesley é um jogador que deve ser muito bem utilizado, mas acho que a torcida do Palmeiras, ela própria, não está se iludindo com esses 16 pontos, isso significaria que o Palmeiras é 90% de aproveitamento? Isso é uma ilusão, não tem time para ter 90% de aproveitamento em um campeonato. É falso", completa.

Renato Maurício Prado concorda com Menon e lembra que nas edições anteriores a melhor campanha não significou grande vantagem, já que o Palmeiras e outros clubes que conseguiram a liderança geral acabaram ficando pelo caminho.

"E a Libertadores meio que tradicionalmente o primeiro colocado geral geralmente não vai muito longe, isso já é um pouco histórico na história da Libertadores. Mas, de qualquer maneira eu acho que a Libertadores começa para valer agora, é no mata-mata. Acho até que, dependendo do sorteio, que vai ser na sexta-feira, alguns brasileiros ainda vão pegar alguns adversários molezas, mas aí a partir da segunda fase não tem mais jeito, aí é briga de cachorro grande", conclui.

O Fim de Papo volta a ser apresentado na próxima semana, logo após a rodada de jogos válidos pelas oitavas de final Copa do Brasil, com Santos, Inter e Corinthians jogando na quarta-feira contra Ceará, Inter e América, respectivamente, enquanto o Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino e o Grêmio encara o Juventude, ambos na noite de quinta-feira.