Topo

Corinthians

Mancini adota esquema à la Jorge Jesus e 'pressiona' centroavantes

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/10/2020 04h00

O técnico Vagner Mancini realizou uma mudança radical no sistema de jogo do Corinthians para vencer o Vasco por 2 a 1, ontem (21), em São Januário, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador, aliás, utilizou um esquema tático semelhante ao adotado pelo técnico português Jorge Jesus em sua passagem vitoriosa no Flamengo em 2019: o esquema 4-1-3-2.

Explica-se: o Flamengo atuava com William Arão de primeiro volante e uma linha de três (Everton Ribeiro e Arrascaeta pelos lados e Gerson centralizado) atrás da dupla de atacantes (Gabigol e Bruno Henrique). O Corinthians utilizou o mesmo esquema com Xavier de primeiro volante e uma linha de três (Ramiro e Vital pelos lados e Ederson centralizado) atrás dos atacantes Cazares e Mantuan. Ederson fez a função de Gerson no esquema de Jesus, atuando centralizado e voltando para buscar a bola de Xavier e os defensores.

Com isso, o Corinthians ficou mais ofensivo e agora "ameaça" indiretamente os dois centroavantes do elenco: Jô e Boselli. Isso porque para manter o esquema 4-1-3-2, Mancini necessita de dois atacantes que tenham velocidade e não atuem de pivô no ataque corintiano. Vale ressaltar que o esquema de Mancini contou com variações para o sistema 4-4-2, com duas linhas de quatro e dois atacantes na frente, além do esquema 4-4-1-1, com Mantuan atuando como "falso 9".

Realmente, nós adotamos esse sistema. Uma linha de três a frente do Xavier com dois atacantes por dentro e ela surtiu efeito no primeiro tempo só que quando a equipe se encolhia ela baixava para um 4-4-2, então era uma variação para dar um pouquinho mais de liberdade a cinco jogadores para chegarem a frente, mas quando a gente recuava tínhamos a necessidade de fazermos as duas linhas de quatro

O treinador corintiano abandonou o esquema tradicional e utilizado pela maioria dos técnicos brasileiros, inclusive por Tiago Nunes, Dyego Coelho e o próprio Mancini no Corinthians. No entanto, o treinador não insistiu no esquema ao saber que o seu elenco carece de um atacante de beirada, de profundidade e que abuse dos dribles e do "um contra um".

O Corinthians até tentou este jogador no mercado, mas sem êxito até o momento. O clube paulista negociou com Michael, ex-Goiás e que acertou com o Flamengo, e depois investiu em Yony González, ex-Fluminense e que pertence ao Benfica. O colombiano atuou poucos jogos, não demonstrou qualidade e foi devolvido ao clube português.

Mancini não descarta "barrar" Jô e Boselli

Após a vitória contra o Vasco, Mancini não descartou deixar os dois centroavantes do elenco no banco de reservas para manter o esquema. Aliás, o treinador deixou claro que a ideia é mexer pouco na escalação na sequência dos jogos. No entanto, o técnico corintiano também cogita utilizar um camisa 9 fixo na frente - tudo vai depender do adversário. O técnico, aliás, acredita que surpreendeu o Vasco na escalação sem centroavante.

"A ideia é que a gente comece a manter a mesma equipe, é óbvio que o Mantuan se apresenta a seleção, então não o teremos para o jogo contra o America-MG, mas acho importante que você em alguns momentos faça as trocas. Temos um elenco grande e eu sei que a equipe está sentindo os estímulos diferentes do que ocorriam antes. Possivelmente eu tenha a volta do Jô, já diante do América. Então vamos estudar. E sobre a participação dos atacantes, diferentemente do que foi hoje, nós não podemos de maneira nenhuma jogar um peso excessivo em cima do Boselli e de Jô porque hoje nos também tínhamos um meia, o Cazares fez um grande jogo, até que cansou no segundo tempo, mas ele tem uma visão muito interessante", disse.

Mauro Boselli ficou como opção no banco de reservas, enquanto Jô não viajou ao Rio de Janeiro pois de recupera de lesão muscular. Vale ressaltar que Mancini terá problemas para manter o "esquema de Jorge Jesus", pois Mantuan desfalcará o time. O meia de 19 anos foi convocado para amistosos da seleção brasileira sub-20 e desfalca o Corinthians nos próximos dois jogos: América-MG pela Copa do Brasil e contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro.

Mantuan, autor do gol que abriu o placar contra o Vasco, só deve voltar a defender o Timão no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o América-MG, no dia 4 de novembro.

YouTube agora:

Corinthians