Topo

Grêmio encara o América de Cali como termômetro em meio à maratona de jogos

Jogadores do Grêmio comemoram vitória sobre Inter no Gre-Nal - Pool/Getty Images
Jogadores do Grêmio comemoram vitória sobre Inter no Gre-Nal Imagem: Pool/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2020 04h00

A classificação está garantida na Copa Libertadores, o primeiro lugar na chave é bem provável, mas o Grêmio joga contra o América de Cali com alguns objetivos. O principal deles, na avaliação do próprio clube, é demonstrar concentração diante do cenário cômodo. É como se o duelo de hoje (22), às 21h30 (horário de Brasília), em Porto Alegre, fosse termômetro para sentir o espírito do elenco em meio à maratona de jogos.

As partidas recentes no Campeonato Brasileiro mostraram que o Grêmio evoluiu, na comparação com ele mesmo. Melhora coletiva, destaques individuais se multiplicando. Mas ainda faltam mais gols e, consequentemente, vitórias. E a partida contra o time colombiano é importante também por isso.

A tendência é que Renato Gaúcho escale titulares, quase todos, para garantir o primeiro lugar do Grupo E — o Tricolor soma dez pontos, dois a mais que o rival Internacional, que joga no Chile contra a Universidad Católica. Assim, também são asseguradas vantagens nas oitavas de final — como jogar a segunda partida do mata-mata em casa. Mas mandar a campo o time ideal tem outro motivo.

O Grêmio espera ver um jogo ligado, atento. Concentrado. De 2016 para cá, Renato Gaúcho tem usado concentração como um mantra. Especialmente em jogos da Libertadores. O treinador cobra o elenco para não perder a bola de vista e nem deixar o adversário "solto".

A postura dos jogadores, em um jogo que não é de vida ou morte, vai significar muito.