PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Rogério Ceni é o melhor técnico brasileiro em atividade? Blogueiros opinam

Rogério Ceni comanda o Fortaleza diante do Ceará, pela final do Cearense - Kely Pereira/AGIF
Rogério Ceni comanda o Fortaleza diante do Ceará, pela final do Cearense Imagem: Kely Pereira/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

22/10/2020 13h13

Resumo da notícia

  • Colunistas do UOL respondem se Ceni é o melhor técnico brasileiro em atividade
  • Danilo Lavieri: "Tite é melhor, mais experiente, mais vitorioso e igualmente moderno"
  • Milton: "Sem sombra de dúvidas. E disparado, rivalizando até com os bons gringos"
  • Perrone: "Rogério Ceni faz um trabalho muito bom, mas precisa ser mais testado"

O Fortaleza voltou a vencer o Ceará na noite de ontem (21), na Arena Castelão, e conquistou o 43º Campeonato Cearense de sua história. Foi o quarto título de Rogério Ceni pelo clube tricolor; antes, ele já havia ganho outro Estadual (2019), Série B (2018) e Copa do Nordeste (2019).

Com isso, aproveitamos para fazer a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: Rogério Ceni é o melhor técnico brasileiro em atividade? Se sim, o que faz dele o melhor? Se não, quem é? Veja o que eles responderam:

ANDRÉ ROCHA

O melhor treinador brasileiro é Tite. Falta a Ceni justamente o caminho no novo ofício. Um conjunto consistente de experiências e conquistas, como ser vitorioso em um clube de maior expressão. Ele tem tudo para alcançar, mas está no processo.

Leia o blog do André Rocha.

DANILO LAVIERI

Não. Tite é melhor. Mais experiente, mais vitorioso e igualmente moderno no aspecto tático. Ceni tem, porém, potencial para ser melhor no futuro.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JULIO GOMES

Um dos melhores ele já parece ser. Mas ainda é um pouco cedo. Claro que é tudo muito dinâmico no futebol brasileiro, esse sobe e desce de treinadores é evidente, já que poucos têm tempo pra mostrar trabalhos sólidos. Os que ganham, chamamos de melhores. Um ano atrás, Tiago Nunes parecia melhor que Ceni, não? Pois é. Ceni ainda precisa de mais anos, rodagem, experiências mais bem-sucedidas em clubes grandes (foram duas ruins até agora, por um motivo ou outro). O melhor é Tite e o segundo melhor é Renato Gaúcho, na minha opinião. mas Ceni está já entre os melhores.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Sim. Ele conseguiu criar um método em que seu time joga com eficiência em alguns modelos, reativo quando precisa e mais ousado em outros momentos. Isso tudo com um elenco sem profundidade.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Rogério é o melhor brasileiro em atividade. Ganhou 4 títulos em 150 jogos pelo Fortaleza. O time tem intensidade, organização, contra-ataque, pressão forte no homem da bola e ótima bola parada. E Tite? Rogério é melhor porque, ao contrário de Tite, não coloca a formação do elenco como algo que tenha de se amoldar às suas ideias. Tite tem uma ideia só. E convoca quem se adapta. Sem surpresas.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Sem sombra de dúvidas. E disparado, rivalizando até com os bons gringos que temos trabalhando no Atlético, no Flamengo e no Inter. E o que faz de Ceni o melhor é que ele obcecado pela perfeição e pela vitória. Extremamente dedicado, crescerá ainda mais nos próximos anos e não demorará a dirigir a seleção, onde ele foi tão injustiçado quando atleta.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Rogério faz um trabalho muito bom no Fortaleza, mas precisa ser mais testado. No mesmo nível dele vejo nomes como Renato Gaúcho, Odair Hellmann, Cuca e Fernando Diniz. Apesar de estar longe de seu auge, Tite ainda é o melhor brasileiro em atividade.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

Não, Tite ainda é o melhor técnico brasileiro da atualidade. Não à toa foi o último a vencer um Mundial de Clubes e conseguiu sobreviver à eliminação na Copa do Mundo-2018. Mas nem Tite está no nível do primeiro escalão global de treinadores.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Não acho que já seja o melhor, porque ainda precisa ser avaliado sob pressão, num clube grande. Mas me parece claro que é o de maior potencial. Entre os brasileiros em atividade, nos nossos clubes, ainda vejo Renato Gaúcho e Cuca um pouco à frente.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODOLFO RODRIGUES

Está entre os melhores, sim. Mas ainda acho que Tite e Renato Gaúcho estão à frente. Mas certamente pelo trabalho apresentado nos últimos anos está hoje fácil entre os cinco melhores.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

Futebol