Topo

Palmeiras

Palmeiras vê insucesso com Ramírez pôr em risco busca por nova identidade

O presidente Maurício Galiotte e o diretor Anderson Barros, durante treino do Palmeiras - Cesar Greco
O presidente Maurício Galiotte e o diretor Anderson Barros, durante treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

21/10/2020 04h00

Ao demitir Vanderlei Luxemburgo, o presidente Maurício Galiotte admitiu que precisava corrigir um problema antigo no Palmeiras: ter identidade de jogo definida. Em busca de uma equipe ofensiva e intensa, o clube logo colocou Miguel Ángel Ramírez como o nome ideal para isso. Só que a negociação com o técnico do Independiente Del Valle (EQU) foi encerrada ontem (20).

A mudança no rumo das conversas, falando em um trabalho só para 2021, incomodou o Verdão. Anderson Barros, diretor de futebol, e Paulo Roberto Buosi, vice-presidente alviverde, tentaram convencê-lo em um encontro final na noite passada no Equador, mas sem sucesso. O fracasso nas conversas faz o Palmeiras voltar a pensar em quem poderia fazer um trabalho semelhante ao espanhol de 35 anos.

Desde a semana passada, a direção estuda diversos nomes, e no mercado nacional mostrou interesse em Rogério Ceni e Guto Ferreira. Os dois, porém, já possuem estilos diferentes entre si, ainda que façam bons trabalhos no Fortaleza e no Ceará, respectivamente. Não são, portanto, de uma mesma ideia de jogo.

Ramírez tem ideias bem definidas e que seduziram o Palmeiras. Com longo histórico em categorias de base, o espanhol tem trabalho forte na formação de atletas e é defensor do jogo de posição, em que o time cria mecanismos para se impor tendo a posse de bola. Ele mesmo admite ter uma visão bem específica sobre a função de técnico.

Com a volta da comitiva alviverde ao Brasil sem acerto com o espanhol, o clube terá dificuldades para achar opções parecidas no mercado. Em dezembro, quando a negociação com o argentino Jorge Sampaoli fracassou, o clube até pensou no comandante do Del Valle, mas preferiu mudar totalmente sua ideia e buscar Vanderlei Luxemburgo, nome de maior aceitação no Conselho Deliberativo.

Ainda que o trabalho do ex-técnico tenha tido alguns elogios, especialmente pela promoção de jovens formados na base do clube, Galiotte entende que o movimento não foi o ideal.

Em meio ao impasse, o time recebe hoje (21) o Tigre (ARG), às 21h30, pela rodada final da fase de grupos da Copa Libertadores. O Verdão já está classificado e de forma invicta às oitavas de final, mas vive momento delicado: com protestos da torcida e vindo de quatro derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. A vitória garante ao Palmeiras a melhor campanha na fase de grupos e vantagem nas fases seguintes para atuar como mandante nas partidas de volta.

Andrey Lopes, auxiliar da comissão fixa do clube, é o interino no momento, mas a intenção do Palmeiras é conseguir um treinador rapidamente.

Palmeiras